Consumo de salvia é legal em Portugal

A procura está a aumentar entre os jovens europeus segundo o Instituto das Drogas e Toxicodependência

Foto
A salvinoria do tipo A produz um efeito analgésico DR

A erva Salvia divinorum, que contém uma substância (salvinorina) que provoca efeitos semelhantes aos do LSD, é legal em Portugal, estando a procura a aumentar entre os jovens europeus, de acordo com a percepção do Instituto das Drogas e Toxicodependência (IDT).

Reconhecendo que se sabe pouco sobre o consumo de salvia em Portugal, a directora clínica do IDT explicou à Lusa o interesse crescente por esta substância com os efeitos provocados, entre eles, “alucinações, despersonalização e desrealização” que conferem “algum misticismo” à erva.

A salvinorina tem uma particularidade em relação às outras substâncias que geralmente se fumam em cachimbo de água: “A salvinoria do tipo A produz um efeito analgésico, a pupila fica pequena e, curiosamente, surgem alterações da percepção e da visão, alucinações”, explicou Graça Vilar, acrescentando que este é normalmente o efeito procurado pelos consumidores.

“As sensações que provoca conferem-lhe algum misticismo. Ao actuar causa perturbações como a despersonalização e a desrealização”, disse ainda Graça Vilar, admitindo que a substância não foi ainda muito estudada em Portugal.

Ou seja, “a pessoa consome, tem alucinações visuais e depois passa a sentir que está num mundo irreal, num sonho em que o corpo sai do seu próprio corpo e tem a sensação de se observar a si próprio do exterior”.

A sensação e os efeitos

A viagem “tem um início muito rápido mas de curta duração, de 15 a 20 minutos, no máximo”. Quanto aos danos físicos e mentais que podem ser gerados, estes podem ser “complicados” se houver também consumo de outras substâncias — como álcool, haxixe, cocaína ou erva — ou então “se a pessoa tem alguma vulnerabilidade para adoecer do ponto de vista mental, para desencadear surtos psicóticos”, uma situação que “ninguém sabe”, referiu a responsável.

Apesar disso, em Portugal, a salvinorina não está referida na legislação que proíbe o consumo de algumas substâncias, sendo, por isso, legal. Em alguns países tem sido proposta a sua inclusão na lista de substâncias proibidas. Em Portugal, qualquer "smart shop" (estabelecimentos que vendem substâncias que, sendo legais, têm efeitos psicoativos) disponibiliza esta erva.

Nas lojas Magic Mushroom, é possível comprar salvia a partir de 16 euros para a intensidade mais fraca (cinco vezes), um preço que pode chegar aos 60 euros para a intensidade mais forte (60 vezes).

Notícia actualizada em 11/10/11

Sugerir correcção
Comentar