Aumento das emissões foi contido pela substituição do carvão pelo gás natural Tim Wimborne/Reuters
Foto
Aumento das emissões foi contido pela substituição do carvão pelo gás natural Tim Wimborne/Reuters

Emissões poluentes na União Europeia aumentaram 2,4%

Aumento revelado pelo relatório da Agência de Ambiente Europeia não compromete o cumprimento do Protocolo de Quioto

As emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia aumentaram 2,4% em 2010 em relação a 2009, percentagem que, ainda assim, não compromete o cumprimento do Protocolo de Quioto, revela um relatório da Agência de Ambiente Europeia com dados provisórios.

A agência, com sede em Copenhaga, explica o aumento das emissões com o facto de no ano passado ter havido algum crescimento económico em muitos países e com um Inverno mais frio do que o costume, o que levou a um aumento do consumo de energia. Contudo, este aumento das emissões foi contido pela substituição do carvão pelo gás natural e pela aposta nas energias renováveis.

Num cenário a longo prazo, as emissões têm vindo a diminuir. Na UE a 15, as emissões foram 10,7% mais baixas do que o ano de referência, ou seja, 1990. A meta comum para a União Europeia (UE) é conseguir até ao período 2008-2012 uma redução de 8%. Mas há países que não estão a cumprir as suas metas nacionais, como a Áustria, Itália e Luxemburgo.

Papel das energias renováveis

"Foram muitas as políticas que tiveram um papel activo na redução das emissões de gases com efeito de estufa”, comentou Jacqueline McGlade, directora-executiva da Agência de Ambiente Europeia.

"Além da energia renovável ou da eficiência energética, também contribuíram para a redução das emissões os esforços para combater a poluição da água, causada pela agricultura. Isto mostra-nos que ainda podemos reduzir mais as emissões se considerarmos os impactos do clima em outras políticas, de forma mais sistemática", acrescentou.

O aumento das emissões registado em 2010 segue-se a uma diminuição de 7% em 2009, à qual não foi alheia a recessão económica e o crescimento das energias renováveis.

Os números oficiais das emissões de gases com efeito de estufa para 2010 serão publicados no final de Maio ou início de Junho de 2012, avança a agência europeia.

Sugerir correcção