Cinema francês é uma festa em cinco cidades

Estarão em Portugal as actrizes Anouk Aimée, na exibição de “Lola” (1960), e Carole Bouquet, protagonista do filme “Impardonnables”

Foto
DR

O filme “Le voyage dans la lune”, de George Meliès, dos primórdios do cinema, inaugura no dia 6 de Outubro, em Lisboa, a Festa do Cinema Francês, um evento dedicado à mais recente produção de cinema francófona.

“Le voyage dans la lune” foi feito pelo realizador francês George Meliès em 1902 e a cópia, colorida, que será exibida no cinema São Jorge, em Lisboa, foi restaurada e exibida em Maio passado no festival de cinema de Cannes, em França.

É uma homenagem ao cinema francês no arranque da mais importante mostra daquele país em Portugal, organizada pelo Instituto Franco-Português (IFP). Na sessão de abertura, além do filme de Meliès, será ainda exibido o filme “The Artist”, de Michel Hazanavicius, que valeu este ano a Jean Dujardin o prémio de “Melhor Actor” do festival de Cannes, em França.

Nesta 12.ª edição, destacam-se as presenças em Portugal das atrizes Anouk Aimée, que estará no dia 7, em Lisboa, na exibição de “Lola” (1960), de Jacques Demy, e de Carole Bouquet, protagonista do filme “Impardonnables”, de André Techiné - que será exibido na festa no dia 15.

Aproveitando a presença de Anouk Aimée em Portugal, a Cinemateca Portuguesa irá exibir, entre 7 e 31 de Outubro, 16 filmes em que a actriz participou. A 12.ª edição da Festa do Cinema Francês vai percorrer seis cidades entre o dia 6 de Outubro e 8 de Novembro. Em Lisboa ficará dez dias, com projeções no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no IFP.

No total, serão revelados 25 filmes em antestreia nacional, estando assegurada a posterior estreia comercial de alguns deles. A realizadora francesa Mia Hansen-Love estará em Lisboa para mostrar “Un Amour de Jeunesse”, que mereceu uma Menção Especial este ano do Festival de Locarno, na Suíça.

Filme luso-francês

Na Festa serão ainda exibidos, por exemplo, “Incendies”, de Denis Villeneuve, “Et Maintenant On Va O—?”, de Nadine Labaki, e “Demain”, de Christine Laurent, uma co-produção luso-francesa, que conta com Adriano Luz, Diogo Dória e Beatriz Batarda no elenco.

Christine de Laurent e a actriz Laure de Clermont-Torrene estarão presentes na exibição do filme, a 15 de Outubro, no Cinema São Jorge. À margem do cinema, haverá ainda um concerto do cantor francês Sorel, pela primeira vez em Portugal, no dia 13, e uma "performance" do artista plástico André Graça Gomes, que realizará ao vivo três desenhos de grandes dimensões, inspirados no universo do realizador Robert Bresson.

A Festa do Cinema Francês estará em Almada de 12 a 16 de Outubro, no Fórum Romeu Correia, e ao Porto chegará no dia 19 e ficará até 23 de Outubro, na Fundação de Serralves e no Cinema Passos Manuel. Guimarães recebe o cinema francês de 19 a 23 de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor, e ao Teatro Municipal de Faro chega de 22 a 30 de Outubro. Só em Novembro parará em Coimbra, de 2 a 8, no Teatro Académico de Gil Vicente. 

Sugerir correcção
Comentar