Merkel cita Portugal como exemplo a seguir pela Itália

Foto
A chanceler alemã visitou a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu Foto: Francois Lenoir/Reuters

Portugal foi citado por Angela Merkel, chanceler alemã, como um exemplo de um país que conseguiu reconquistar a confiança dos mercados financeiros pelo facto de ter aplicado as medidas de consolidação orçamental com que se comprometeu.

Merkel, que falava aos jornalistas depois de uma visita à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, afirmou que “a Itália tem de cumprir os compromissos que assumiu” em termos de saneamento das finanças públicas, sobretudo depois de ter sofrido uma degradação da sua notação financeira na terça-feira pela agência Moody’s. “Qualquer país europeu reconquistará a confiança dos mercados – vimo-lo com Portugal – quando as medidas decididas são efectivamente aplicadas”, sublinhou.

A chanceler alemã defendeu igualmente que o Tratado da União Europeia (UE) poderá ter de ser alterado para reforçar a coordenação económica dos países do euro. “Se falamos de mais Europa, de um maior compromisso com a Europa e de maior capacidade de acção da Europa temos de assegurar que as condições (...) são definidas no Tratado”, enfatizou.

Merkel defendeu ainda que poderá ser necessário os países europeus procederem ao reforço do capital dos seus bancos “se se constatar que não estão suficientemente capitalizados”. Este processo, defendeu, deverá ser levado a cabo com base em “critérios comuns” ao nível europeu e concretizado rapidamente. Tendo em vista os mercados financeiros, “é preciso avançar depressa”, insistiu, frisando que está disposta a fazer o que for necessário com os bancos alemães. Esta questão, disse ainda, deverá ser discutida pelos líderes europeus na sua próxima cimeira de 17 e 18 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar