Contra tudo e contra todos, Lièvremont mantém (quase) tudo na mesma

Foto
O seleccionador francês continua a ser muito criticado IRB

Apesar da humilhante derrota no passado sábado contra Tonga, na última partida da França no Grupo A do Mundial de râguebi, o seleccionador francês não cede.

Marc Lièvremont anunciou esta terça-feira a equipa que vai defrontar a Inglaterra nos quartos-de-final e há apenas duas alterações, ambas no pack avançado. Morgan Parra e Dimitri Yachvili voltam a formar o par de médios.

Excluindo a primeira edição dos Mundiais, em 1987, a França é a selecção com pior registo a apurar-se para os quartos-de-final. Apenas Fiji, na estreia da competição, conseguiu fazer pior, ao perder dois dos três jogos da fase de grupos. Vinte e quatro anos depois, novamente com a Nova Zelândia como palco, o “XV de France” tornou-se na segunda equipa a qualificar-se para os “quartos” com duas derrotas e, entre as oito selecções que conseguiram o apuramento, é de longe a que apresenta os piores valores.

Nos quatro jogos da fase de grupos a França sofreu 96 pontos. A Austrália, com o segundo pior registo entre os 2.ºs classificados, consentiu metade (48). No número de ensaios sofridos a tendência mantém-se. Os gauleses sofrerem nove, mais cinco do que Austrália e País de Gales e seis em relação à Argentina.

No entanto, isso não parece afectar Lièvremont. Criticado antes do início do Mundial por alterar constantemente o “XV”, o seleccionador francês é agora censurado por fazer precisamente o contrário. O motivo principal das críticas a Lièvremont, que no final do Campeonato do Mundo será substituído por Philippe Saint-André, é a manutenção de Morgan Parra como médio-abertura. O luso-descendente, de 22 anos, fez toda a carreira ao mais alto nível como médio-formação, mas o mau momento de forma de François Trinh-Duc e a lesão de David Skrela levaram Lièvremont a deslocar Parra da posição “9” para a “10”.

“Apesar das qualidades do François [Trinh-Duc], que são muitas para a sua posição, gostei muito da aplicação do Morgan [Parra] e do seu entendimento com o Dimitri Yachvili”, justificou o seleccionador francês em conferência de imprensa.

Com Parra e Yachvili de início, as únicas alterações no “XV” da França para o jogo de sábado contra os ingleses são as entradas do pilar do Perpignan Nicolas Mas, recuperado de lesão, e Imanol Harinordoquy, que vai jogar a número 8.

XV da França

: 1. Jean-Baptiste Poux ; 2. William Servat; 3. Nicolas Mas; 4. Pascal Pape; 5. Lionel Nallet; 6. Thierry Dusautoir (c); 7. Julien Bonnaire; 8. Imanol Harinordoquy; 9. Dimitri Yachvili; 10. Morgan Parra; 11. Alexis Palisson; 12. Maxime Mermoz; 13. Aurélien Rougerie; 14. Vincent Clerc; 15. Maxime Médard

Sugerir correcção
Comentar