Passeio pedestre "Trilho da Antiga Linha do Comboio de Lata"

A 5 de Outubro, a Câmara Municipal de Marinha Grande organiza o passeio pedestre Percurso PR1 Trilho da Antiga Linha do Comboio de Lata, São Pedro de Moel.

O passeio, uma pequena rota com 6,4km, começa às 09h30 e tem uma duração de duas horas. Tem grau de dificuldade Moderado.

O ponto de encontro é no Parque Vale do Ribeiro de São Pedro de Moel. A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

Quem pretender realizar o percurso pedestre pode contar com os seguintes elementos de suporte: um folheto com mapa e breve explicação sobre o percurso; um painel interpretativo situado no início do mesmo, situado no Parque Vale do Ribeiro e sinalização adequada à realização do passeio auto-guiado.

Os percursos pedestres de São Pedro de Moel, três, "têm como objectivo promover a valorização ambiental e turística de São Pedro de Moel e do espaço florestal onde se integra este aglomerado urbano com características únicas na costa portuguesa que urge preservar", explica a autarquia. "A sua implementação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Autoridade Florestal Nacional e insere-se no âmbito do Plano de Valorização Ambiental e Turístico de São Pedro de Moel, financiado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional".

"Este projecto pretende colocar à disposição da população residente e naturalmente dos turistas que visitam a região, infra-estruturas que de forma sistematizada permitam a descoberta e o contacto com a natureza, dando a conhecer aspectos relevantes da flora e fauna associadas ao cordão dunar e ao ecossistema florestal".

"No âmbito do Plano de Valorização Ambiental e Turístico de São Pedro de Moel foi também editado o Guia da Natureza de São Pedro de Moel. A história, a cultura e o património local, relacionam-se de forma marcante com o Pinhal do Rei e com tudo o que ele ainda hoje nos oferece, por isso, com a implementação dos percursos pedestres, a autarquia pretende lançar um alerta, chamando a atenção para as ameaças que pendem sobre a natureza e sensibilizando todos aqueles que dela usufruem, para a adopção de boas práticas que permitam a sua preservação, em prol do desenvolvimento sustentável".

Sugerir correcção
Comentar