Prémio carreira

Vila-Matas recebeu o prémio literário Bottari Lattes Grinzane

Cerimónia de entregas dos prémios aconteceu em Montforte de Alba
Foto
Cerimónia de entregas dos prémios aconteceu em Montforte de Alba Luis Efigénio/arquivo

O escritor espanhol Enrique Vila-Matas recebeu o prémio italiano Bottari Lattes Grinzane na categoria El Roble, pelo conjunto da sua obra, e em particular pelo romance “Bartleby y compañía”. O autor recebeu o galardão, no valor de 10 mil euros, no fim-de-semana em Montforte de Alba, norte de Itália.

A lista de vencedores foi anunciada em Fevereiro, e ao lado dos escritores italianos Caterina Bonvicini e Valerio Magrelli, a organização anunciou ainda os nomes do irlandês Colum McCann e do espanhol Enrique Vila-Matas.

A entrega do galardão ao escritor espanhol é o reconhecimento da obra de Vila-Matas, cuja carreira começou em 1973 com a publicação de "Mujer en el espejo contemplando el paisaje".

O prémio reconhece “as obras literárias italianas ou a literatura internacional que se tenham tornado parte do património cultural italiano ou internacional”.

O Prémio Bottari Lattes Grinzane, uma iniciativa da Fundação Lattes Bottari, tem como principal objectivo homenagear o escritor e pintor italiano Mario Lattes, que morreu em 2001. Lattes foi considerado o herdeiro espiritual do prestigiado prémio Grinzane Cavour – um dos mais respeitados na literatura internacional e que deixou de ser atribuído em 2009.