Tonga deixa a França em estado de choque

Foto
“O ridículo não mata”, escreve o jornal L'Equipe sobre os jogadores franceses Reuters

É um dos resultados mais surpreendentes da história dos Campeonatos do Mundo de râguebi: a selecção de Tonga derrotou na manhã deste sábado a França por 19-14 em partida do Grupo A da prova e deixou o desporto gaulês em estado de choque.

Apesar de ter garantido um lugar nos quartos-de-final, as críticas ao "XV de France" surgiram de imediato de todas as direcções.

Nos últimos anos é difícil encontrar um resultado mais humilhante para o râguebi francês e isso ficou bem expresso na imprensa gaulesa mal o jogo terminou. O L"Equipe colocou no seu site uma foto dos jogadores da selecção francesa com o título: "O ridículo não mata". O Le Parisien escreveu que a França "foi humilhada", o Le Monde dizia que os franceses chegaram aos "quartos-de-final pela porta pequena" e o site Sport 24 acrescentava: "Qualificados mas vermelhos de vergonha."

Isto tudo apesar de o ensaio de Vincent Clerc na última jogada, quando Tonga vencia por 19-9, ter garantido aos franceses um ponto de bónus (derrota por menos de oito pontos) que os coloca nos "quartos", onde vão defrontar a Inglaterra.

No entanto, isso para os franceses é um pormenor. Contra uma selecção de Tonga que está apenas no 13.º lugar do ranking da IRB, a equipa francesa foi completamente dominada e o resultado final de 19-14 é muito enganador.

Para os gauleses teria sido justa a punição de terem que esperar pelo último jogo do Grupo A, que será disputado na madrugada deste domingo entre a Nova Zelândia e o Canadá, para confirmarem o apuramento.

O jogo foi desde o início dominado pela equipa da Oceânia e confirmou as actuais debilidades de uma equipa francesa que, no entanto, está recheada de excelentes jogadores.

Se antes da partida o ambiente entre o seleccionador francês e a imprensa já estava “insuportável”, os próximos dias para a selecção de França prometem dar muito que falar.

Para Tonga o campeonato não podia acabar da melhor forma e os jogadores tonganeses serão certamente recebidos na sua pequena ilha do Pacífico Sul como heróis nacionais.

Estatística: França-Tonga (14-19)

Ensaios:França – 1 (Vincent Clerc 80’+2’)
Tonga – 1 (Sukanaivalu Hufanga 26’)

Penalidades convertidas:França – 3 em 3 (Dimitri Yachvili 2’, 23’ e 50’)
Tonga – 4 em 8 (Kurt Morath 7’, 36’, 67’ e 73’)

Posse de bola:França – 53 por cento
Tonga – 47 por cento

Ocupação de terrenoFrança – 48 por cento
Tonga – 52 por cento

Formações ordenadas a favorFrança – 10 ganhas, 1 perdida
Tonga – 4 ganhas, 0 perdidas

Alinhamentos a favor:França – 6 ganhos, 1 perdido
Tonga – 5 ganhos, 2 perdidos

Erros no jogo à mão:França – 9
Tonga – 10

Placagens:França – 121 concretizadas, 14 falhadas
Tonga – 85 concretizadas, 24 falhadas

Jogador com mais placagens: Thierry Dusautoir (França) com 17 concretizadas

Homem do jogo: Sione Kalamafoni (Tonga)

Resultados do Grupo A:

Nova Zelândia-Tonga: 41-10


França-Japão: 47-21


Tonga-Canadá: 20-25


Nova Zelândia-Japão: 83-7


França-Canadá: 46-19


Tonga-Japão: 31-18


Nova Zelândia-França: 37-17


Canadá-Japão: 23-23


França-Tonga: 14-19


Classificação:

Nova Zelândia: 3 jogos, 15 pontos


França: 4 jogos, 11 pontos


Tonga: 4 jogos, 9 pontos


Canadá: 3 jogos, 6 pontos


Japão: 4 jogos, 2 pontos


Vitória: 4 pontos; Empate: 2 pontos; Quatro ou mais ensaios marcados num jogo: 1 ponto de bónus; Derrota por menos de sete pontos: 1 ponto de bónus

Jogos por disputar:

Nova Zelândia-Canadá: 02/10, 04h30


Sugerir correcção
Comentar