Em guerra com a imprensa, aos franceses já não basta vencer

Foto
Jogo no Wellington Regional Stadium, em Wellington, às 06h00

A França defronta na manhã deste sábado (06h00, SportTV1) a selecção de Tonga em partida do Grupo A do Campeonato do Mundo de râguebi.

Tem sido sistemático desde o início do Mundial, mas agravou-se após a derrota da França contra a Nova Zelândia. O mau ambiente entre a imprensa francesa e o seleccionador Marc Lièvremont tem aumentado de tom com o decorrer da prova e continua a relegar para segundo plano o que se passa no relvado.

Antes do confronto contra os All Blacks Lièvremont abandonou uma conferência de imprensa a meio após um jornalista ter questionado o seleccionador francês se ele estaria, com as suas escolhas, a favorecer o Toulouse.

No final do jogo contra os neozelandeses, perguntaram a Lièvremont se a França ainda teria hipóteses de lutar pelo título depois de perder por 20 pontos (37-17). O seleccionador gaulês não abandonou a sala, mas a resposta ao jornalista foi contundente: “Tu enojas-me com essa pergunta.”

Mais tarde, Lièvremont lamentou “a atmosfera detestável” que existe nas conferências de imprensa: “Tenho pena que não seja possível trabalharmos juntos num clima de confiança. Durante muito tempo tive a esperança que isso fosse possível, mas é evidente que não é.”

Guerra entre imprensa e Lièvremont à parte, a França disputa este sábado o último jogo no Grupo A sem ter ainda a qualificação para os “quartos-de-final” garantida. Para o conseguirem, os gauleses até podem perder se conseguirem um ponto de bónus, mas esse não será certamente um cenário que ajude a aliviar o clima de tensão em redor da equipa.

Apesar das críticas que foi alvo contra a Nova Zelândia, Lièvremont volta a apostar em Morgan Parra para médio-abertura contra Tonga. Com o mau momento de forma de Trinh-Duc, o jogador do Clermont Auvergne repete a titularidade a “10”.

Ainda com hipóteses, embora remotas, de chegar aos quartos-de-final, Tonga quer aproveitar o momento conturbado dos franceses e Finau Maka, capitão dos tonganeses, passou ao ataque antes mesmo de o jogo começar.

O número 7 da selecção do Pacífico, que jogou várias épocas no Toulouse, não teve receio em apontar os pontos fracos dos rivais: “Acho que os centros [Maxime Mermoz e Aurélien Rougerie] são bastantes fracos, porque o Rougerie não é um centro e não tem rotinas com o Maxime. Também podemos explorar a primeira-linha [Baptiste Poux, William Servat e Luc Ducalcon] e ganhar as formações-ordenadas”.

Isitolo Maka, seleccionador de Tonga, foi mais diplomático que o irmão e afirmou que a sua equipa tem “muito respeito pela equipa francesa” que, “num dia bom”, pode “derrotar qualquer selecção”.

Estádio:

Wellington Regional Stadium

Cidade:

Wellington

Hora:

06h00

Total de jogos entre as duas selecções:

3

Jogos ganhos pela França:

2

Jogos ganhos por Tonga:

1

Empates:

0

Maior vitória da França:

43-8

Maior vitória de Tonga:

20-16

Média de pontos da França:

32

Média de pontos de Tonga:

13

Previsão do PÚBLICO:

Vitória da França por 20 pontos

FRANÇAEquipa inicial:

1. Jean-Baptiste Poux; 2. William Servat; 3. Luc Ducalcon; 4. Pascal Pape; 5. Lionel Nallet; 6. Thierry Dusautoir (c); 7. Julien Bonnaire; 8. Raphael Lakafia; 9. Dimitri Yachvili; 10. Morgan Parra; 11. Alexis Palisson; 12. Maxime Mermoz; 13. Aurélien Rougerie; 14. Vincent Clerc; 15. Maxime Médard

Seleccionador:

Marc Lièvremont

Ranking da IRB:

5.º lugar

Jogos disputados em Campeonatos do Mundo:

39

Pontos marcados em Campeonatos do Mundo:

1305

Ensaios em Campeonatos do Mundo:

154

TONGAEquipa inicial:

1. Soane Tonga'uiha; 2. Aleki Lutui; 3. Kisi Pulu; 4. Tukulua Lokotui; 5. Paino Hehea; 6. Sione Kalamafoni; 7. Finau Maka (c); 8. Viliami Ma'afu; 9. Taniela Moa; 10. Kurt Morath; 11. Sukanaivalu Hufanga; 12. Andrew Ma'ilei; 13. Siale Piutau; 14. Viliame Iongi; 15. Vungakoto Lilo

Seleccionador:

Isitolo Maka

Ranking da IRB:

13.º lugar

Jogos disputados em Campeonatos do Mundo:

20

Pontos marcados em Campeonatos do Mundo:

316

Ensaios em Campeonatos do Mundo:

35

Sugerir correcção
Comentar