Uderzo sai, Astérix e Obélix continuam

Foto
Albert Uderzo passa o testemunho ao fim de 52 anos a desenhar Astérix e Obélix Jean-Christophe Kahn/Reuters

Os fãs da conhecida banda desenhada francesa podem ficar descansados: as aventuras de Astérix e Obélix vão continuar a ser lançadas, apesar de ontem Albert Uderzo ter anunciado, aos 84 anos, que vai passar os lápis e os pincéis a um sucessor.

Após a passagem de testemunho, o criador anunciou que se iria retirar justificando estar “um pouco cansado” depois de 52 anos a desenhar. Disse ainda, que este era o tempo certo para passar a sua criação a artistas mais jovens

Numa cerimónia que aconteceu em Paris para celebrar a venda de 350 milhões exemplares da banda desenhada em todo o mundo, Uderzo, explicou aos jornalistas a decisão de pretender continuar a publicar as aventuras da pequena comunidade gaulesa, conhecida por derrotar sem dificuldades as numerosas forças romanas. "Percebi que as personagens de Astérix pertencem aos seus autores, mas também aos seus leitores", considerou o autor de banda desenhada francês, citado pelo Le Monde, acrescentando ainda que "há muitas personagens de BD que continuam com outros autores".

Em entrevista à estação de rádio francesa RTL, Uderzo não quis revelar a identidade do seu sucessor, mas o Le Figaro já avançou com o nome de Jean-Yves Ferri, autor de De Gaulle à la plage.

Para além dos 33 volumes que a banda desenhada já conta, houve ainda adaptações para cinema destas aventuras. Uma delas foi em 2002, com o filme intitulado “Astérix e Obélix: Missão Cleópatra”, que contou com Gerard Depardieu e Christian Clavier, com as personagens de Obélix e Astérix, respectivamente. Mas para o próximo ano, também já está anunciado mais um filme,“Astérix et Obélix: Au service de sa Majesté” (Astérix e Obélix: Ao serviço de sua Majestade), que irá contar com Édouard Baer no papel de Astérix. Já, Obélix continuará a ser interpretado por Depaurdieu.

Notícia corrigida às 14h01
Sugerir correcção
Comentar