Facebook transforma perfis para resumir uma vida numa página

Perfis do Facebook foram repensados: vão ser navegáveis cronologicamente, como "histórias de vida com destaques"

Foto
Mark Zuckerberg apresentou em São Francisco as novidades muito antecipadas do Facebook Reuters

As páginas de perfil do Facebook foram completamente redesenhadas e passarão a ser navegáveis cronologicamente, para facilitar o acesso à informação antiga. É o "regresso ao futuro" que Mark Zuckerberg apresentou esta quinta-feira, dia 22 de Setembro, em São Francisco: uma viagem ao passado para avançar no presente.

A ambição é que cada utilizador use o seu perfil para fazer um resumo de vida. Não desde a entrada na rede: desde que nasceu. São estas as mudanças estruturais nas páginas de perfil, agora chamadas "Timeline", que muito têm sido antecipadas ao longo dos últimos dias.

A primeira, que vai mudar a forma como navegamos no nosso próprio perfil, e nos dos nossos amigos, é a disposição cronológica que a informação partilhada passará a ter. Fotografias, vídeos, mapas, apontamentos – tudo estará arrumado em gavetas anuais.O ano mais recente é o que terá mais conteúdo visível na “Timeline”. O que apresentará menos é o mais antigo.

Acrescentar dados às biografias digitais

A diminuição de informação é feita de forma gradual. Pelo menos a que está imediatamente visível, porque os utilizadores podem optar, na navegação, por ler tudo o que foi partilhado em cada ano, explicou Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, na conferência f8.

Uma "história de vida com destaques". Zuckerberg disse "história de vida" e não queria dizer menos: o Facebook vai permitir aos utilizadores voltarem atrás e acrescentar novas informações (a segunda grande mudança).

Podem ir tão longe quanto a data do seu nascimento. O futuro da mais popular rede social no mundo remete-nos assim para os velhos álbuns de recortes, mas online e numa única página.

O objectivo desta nova funcionalidade, aclarou Zuckerberg, é que se consiga ter um "bom sentimento visceral" de quem é a pessoa com aquele perfil. Por outro lado, é dar aos utilizadores "controlo total" da sua “Timeline”. Será possível acrescentar qualquer conteúdo em qualquer zona do perfil, ou mesmo mudar as definições de determinada partilha, passando-a por exemplo de leitura privada para pública.

O lançamento da “Timeline” ainda não está agendado. Os responsáveis pelo Facebook – que este mês passou pela primeira vez a barreira dos 500 milhões de utilizadores activos num único dia, avançou Zuckerberg – esperam fazê-lo "dentro de algumas semanas".

Sugerir correcção
Comentar