Lanço do IC5 entre Mogadouro e Miranda do Douro abre ao tráfego

O novo lanço do itinerário complementar 5 (IC5), que liga Mogadouro a Duas Igrejas (Miranda do Douro), abrirá ao tráfego às 24.00 horas desta quarta-feira, anunciou fonte da Estradas de Portugal (EP).

O IC5, considerado pelos autarcas da região como uma via “estruturante” e há muito reclamada pelos concelhos do nordeste interior, vai ligar o concelho de Miranda do Douro ao nó da futura auto-estrada transmontana, junto ao Alto do Pópulo, no concelho de Alijó.

Segundo uma nota da EP, este lanço desenvolve-se paralelamente à actual EN 221, engloba os nós de ligação Mogadouro, Sanhoane, Urrós, Sendim e Duas Igrejas, com a empresa a considerar que constitui uma “alternativa de excelência”, com significativa diminuição do tempo de percurso, e melhoria da segurança e circulação rodoviária.

“O IC5, itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligará Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, destina-se a estabelecer acessibilidades entre estes concelhos, actualmente descontinuas em alguns locais e a melhorar as condições de segurança e combate à sinistralidade”, pormenoriza a EP.

Na região do planalto mirandês, o trajecto do IC5 é paralelo à actual Estrada Nacional (EN-221), que desde Janeiro de 2007 até ao início de Setembro de 2011 foi palco de 222 acidentes, dos quais resultaram 10 vitimas mortais, 19 feridos graves e 121 feridos leves, de acordo com um balanço apresentado à Agência Lusa, pela GNR, em véspera de abertura do IC5.

Segundo uma fonte da concessionária Ascendi, o valor da empreitada do troço entre Mogadouro e Duas Igrejas ronda os 45 milhões de euros, para uma extensão de via com cerca de 37 quilómetros, incluída na concessão Douro Interior, que junta o IC5 e IP2.

Até ao momento, a Ascendi já inaugurou no IC5 o troço entre Murça e a Estrada Nacional (EN-212).

Sugerir correcção
Comentar