Cavaco regressa à Graciosa e troca impressões sobre sorriso das vacas e poda das anonas

Foto
“Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto", disse Cavaco Daniel Rocha

Vinte anos depois, o Presidente da República voltou hoje à vila de Santa Cruz da Graciosa, num passeio onde se falou da poda de anonas, de vacas e dos tempos de Cavaco Silva no Banco de Portugal.

“Tinha a recordação precisamente deste largo, um largo impressionante”, disse Cavaco Silva, no Largo Vasco da Gama, no caminho entre o edifício da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e a Igreja Matriz, recordando a última vez que tinha estado nesta ilha do grupo central do arquipélago dos Açores, quando era primeiro-ministro.

Já à saída da Igreja Matriz, a conversa passou para a meteorologia, com o Presidente da República a comentar a forma repentina como o tempo muda ao longo do dia.

“Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante”, contou Cavaco Silva.

Depois, já perto do Museu Municipal, foi tempo de recordar a época em que Cavaco Silva trabalhava no Banco de Portugal, quando foi abordado por um antigo ‘colega’, Leopoldo Vasconcelos Moniz, que há 20 anos deixou Lisboa e regressou “às origens” na Graciosa.

“Lembro-me de o ver a subir as escadas duas a duas, quando ia à administração”, relatou o agora agricultor de 87 anos, ‘especializado’ em anonas e abacates, com quem o Presidente da República aproveitou para trocar impressões sobre a poda das anonas.

“A poda é pouco sensível na anoneira, não é essencial”, explicou Leopoldo Vasconcelos Moniz, perante o olhar curioso de Cavaco Silva, que confessou fazer sempre a poda das anonas que tem no Algarve.

“Mas, este ano vou experimentar e não vou podar algumas”, adiantou o chefe de Estado.

Ainda antes do almoço, a comitiva presidencial passou pela Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares.

À tarde, e depois de uma reunião com o Governo Regional dos Açores, Cavaco Silva terá ainda oportunidade de visitar alguns dos pontos mais turísticos da ilha Graciosa, nomeadamente as Termas do Carapacho e a Furna do Enxofre.

Sugerir correcção
Comentar