Ninguém merecia perder a batalha de Hamilton

Foto
O pequeno Shane Williams marcou mais um ensaio para o País de Gales IRB

Num grande jogo de râguebi, disputado palmo a palmo, o País de Gales conseguiu uma importante e difícil vitória sobre Samoa (17-10) no Grupo D do Campeonato do Mundo.

Para os galeses era um jogo de tudo ou nada após a (injusta) derrota na partida de estreia contra a África do Sul por apenas um ponto. Os britânicos, que atravessam um excelente momento de forma, tinham no entanto que vencer Samoa, uma selecção que impressionou nas últimas partidas.

E o jogo acabou por confirmar as melhores expectativas. As duas equipas proporcionaram um excelente espectáculo no Waikato Stadium, em Hamilton, e a vitória podia ter caído para qualquer um dos lados.

Os samoanos começaram a perder o jogo ainda antes do apito inicial do irlandês Alain Rolland com a lesão de Tusi Pisi. O médio-abertura lesionou-se no encontro de Samoa com a Namíbia, mas foi considerado apto para defrontar os galeses. No entanto, acabou por ser excluído em cima da hora do jogo e com isso a equipa do Pacífico perdeu qualidade.

Tusi Pisi é um dos jogadores mais eficientes em prova nas tentativas de remates aos postes e um excelente organizador de jogo e seu substituto, Tasesa Lavea, não fez esquecer o habitual número 10 de Samoa.

Após a excelente exibição contra os sul-africanos, o neozelandês Warren Gatland, seleccionador do País de Gales que nasceu em Hamilton, repetiu o mesmo “XV”. E os galeses voltaram a exibir-se a grande nível. No entanto, pela frente, estava a consistente selecção de Samoa que, ao contrário dos vizinhos das Fiji e Tonga, apresenta um râguebi equilibrado e quase sempre fiável.

Bem disputado do início ao fim, a partida chegou ao intervalo com o primeiro ensaio do jogo: Na segunda vez que conseguiu instalar-se a cinco metros da linha de ensaios do País de Gales, Samoa foi paciente, construiu cerca de 15 fases e chegou ao merecido ensaio que dava aos jogadores da Oceânia uma vantagem de 10-6.

O País de Gales começou a segunda parte sem o defesa James Hook, que abandonou o encontro por lesão, mas os britânicos entraram decididos em dar a volta ao resultado e colocaram-se na frente (12-10) aos 66 minutos após Rhys Priestland converter duas penalidades.

E Samoa nem tempo teve para reagir. No recomeço da partida, os galeses conseguiram furar a defesa dos samoanos e o pequeno (1,70m) Shane Williams terminou a jogada marcando o 55.º ensaio da sua carreira pelo País de Gales.

Com pouco mais de 10 minutos para jogar, Samoa foi à procura do ensaio que empataria o jogo e a quatro minutos do fim conseguiu estar a um metro da linha de ensaio, mas a excelente defesa dos britânicos – acabaram os 80 minutos com o impressionante número de 142 placagens concretizadas – segurou a vitória para o País da Gales.

Apesar da derrota, Samoa mostrou que ainda pode ter uma palavra importante na discussão do apuramento para os quartos-de-final e que não será um adversário fácil para a África do Sul.

Estatística: País de Gales-Samoa (17-10)

Ensaios:País de Gales – 1 (Shane Williams 67’)
Samoa – 1 (Anthony Perenise 40’)

Penalidades convertidas:País de Gales – 4 em 5 (James Hook 12’ e 27’; Rhys Priestland 43’ e 66’)
Samoa – 1 em 3 (Paul Williams 21’)

Posse de bola:País de Gales – 45 por cento
Samoa – 55 por cento

Ocupação de terrenoPaís de Gales – 45 por cento
Samoa – 55 por cento

Formações ordenadas a favorPaís de Gales – 6 ganhas, 1 perdida
Samoa – 5 ganhas, 0 perdidas

Alinhamentos a favor:País de Gales – 8 ganhos, 3 perdidos
Samoa – 12 ganhos, 3 perdidos

Erros no jogo à mão:País de Gales – 7
Samoa – 9

Placagens:País de Gales – 142 concretizadas, 18 falhadas
Samoa – 98 concretizadas, 20 falhadas

Jogador com mais placagens: Toby Faletau (País de Gales) com 29 concretizadas

Homem do jogo: Alun Wyn Jones (País de Gales)

Resultados do Grupo D

Fiji-Namíbia: 49-25


África do Sul-País de Gales: 17-16


Samoa-Namíbia, 49-12


África do Sul-Fiji, 49-3


País de Gales-Samoa: 17-10


Classificação

África do Sul: 2 jogos, 9 pontos


Samoa: 2 jogos, 6 pontos


País de Gales: 2 jogo, 5 pontos


Fiji: 2 jogos, 5 pontos


Namíbia: 2 jogos, 0 pontos


(Vitória: 4 pontos; Empate: 2 pontos; Quatro ou mais ensaios marcados num jogo: 1 ponto de bónus; Derrota por menos de sete pontos: 1 ponto de bónus)

Jogos por disputar

África do Sul-Namíbia: 22/09, 09h00


Fiji-Samoa: 25/09, 04h30


País de Gales-Namíbia: 26/09, 08h30


África do Sul-Samoa: 30/09, 09h30


País de Gales-Fiji: 02/10, 07h00


Sugerir correcção
Comentar