Fantasma de Samoa não assusta galeses

Foto
Jogo no Waikato Stadium, em Hamilton, às 4h30

O Waikato Stadium, em Hamilton, recebe na madrugada deste domingo (4h30, SportTV1) um promissor confronto entre o País de Gales e Samoa a contar para o Grupo D do Mundial de râguebi.

Galeses e samoanos impressionaram bastante no jogo de estreia frente à África do Sul e Namíbia, respectivamente, e vão disputar agora uma autêntica final.

Com os sul-africanos bem lançados para a conquista da primeira posição do Grupo D e Fiji a exibir-se num nível inferior ao que era expectável, Samoa e País de Gales são os principais candidatos ao segundo lugar, posição que se tornou ainda mais atractiva após a derrota da Austrália – a Irlanda surge agora como o mais provável adversário da selecção que ficar no segundo posto do grupo.

Do lado do País de Gales o seleccionador Warren Gatland, que nasceu em Hamilton, quer que a equipa britânica mantenha a mesma atitude do primeiro jogo, onde mereceu vencer os Springboks, e vai manter a mesma equipa para transmitir uma “mensagem de confiança após a exibição da última semana [contra a África do Sul]”.

Apesar do optimismo adquirido após a exibição no primeiro jogo, na memória dos adeptos galeses está o "fantasma" das derrotas contra Samoa nos Mundiais de 1991 e 1999.

Sam Warburton, capitão do País de Gales, desvalorizou esses resultados e lembrou que na última vez que os dois países se defrontaram, em 2009, os galeses venceram em Cardiff por 17-13.

“Jogamos contra eles há um par de anos e muitos dos actuais jogadores estiveram nesse jogo. Foi uma partida muito dura e estamos à espera de algo parecido agora”, referiu Warburton.

Para Samoa, que vai jogar praticamente em casa, a boa notícia é a recuperação do médio-abertura Tusi Pisi que saiu lesionado na primeira parte do jogo contra a Namíbia quando estava a ser o melhor em campo.

Entre os titulares estará também Alesana Tuilagi. O poderoso ponta samoano que marcou três ensaios na primeira partida e é um dos jogadores mais difíceis de travar neste Mundial.

A única alteração no “XV” samoano será a entrada de Ofisa Treviranus para o lugar de flanqueador por troca com Taiasina Tuifua.

Estádio:

Waikato Stadium

Cidade:

Hamilton

Hora:

04h30

Total de jogos entre as duas selecções:

7

Jogos ganhos pelo País de Gales:

4

Jogos ganhos por Samoa:

3

Empates:

0

Maior vitória do País de Gales:

50-6

Maior vitória de Samoa:

34-9

Média de pontos da do País de Gales:

25

Média de pontos de Samoa:

18

Previsão do PÚBLICO:

Vitória do País de Gales por cinco pontos

PAÍS DE GALESEquipa inicial:

1. Paul James; 2. Huw Bennett; 3. Adam Jones; 4. Luke Charteris; 5. Alun Wyn Jones; 6. Danny Lydiate; 7. Sam Warburton (c); 8. Toby Faletau; 9. Mike Phillips; 10. Rhys Priestland; 11. Shane Williams; 12. Jamie Roberts; 13. Jonathan Davies; 14. George North; 15. James Hook

Seleccionador:

Warren Gatland

Ranking da IRB:

6.º lugar

Jogos disputados em Campeonatos do Mundo:

26

Pontos marcados em Campeonatos do Mundo:

707

Ensaios em Campeonatos do Mundo:

87

SAMOAEquipa inicial:

1. Sakaria Taulafo; 2. Mahonri Schwalger (c); 3. Anthony Perenise; 4. Daniel Leo; 5. Kane Thompson; 6. Ofisa Treviranus; 7. Maurie Faasavalu; 8. George Stowers; 9. Kahn Fotuali'i; 10. Tusi Pisi; 11. Alesana Tuilagi; 12. Seilala Mapusua; 13. George Pisi; 14. Sailosi Tagicakibau; 15. Paul Williams

Seleccionador:

Titimaea Tafua

Ranking da IRB:

10.º lugar

Jogos disputados em Campeonatos do Mundo:

21

Pontos marcados em Campeonatos do Mundo:

543

Ensaios em Campeonatos do Mundo:

64

Sugerir correcção
Comentar