Torne-se perito

Morreu o crítico de arquitectura Pedro Vieira de Almeida

Foto
Pedro Vieira de Almeida

O arquitecto e crítico de arquitectura Pedro Vieira de Almeida morreu ontem no Porto, aos 78 anos, vítima de doença súbita, noticiou a agência Lusa. O corpo será transportado para Lisboa, onde se realizará o funeral.

Pedro Vieira de Almeida trabalhou com os arquitectos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira, tendo colaborado em projectos como os do Mosteiro de Sassoeiros, em Carcavelos (1958-60), e da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa (1962-70). Mas foi sobretudo na área da crítica que o seu trabalho se destacou.

"É um dos poucos críticos de arquitectura surgidos nos anos 60 com um trabalho marcante e que se distinguiu por uma enorme exigência intelectual", afirma o também crítico e arquitecto Jorge Figueira, que recorda em especial um texto sobre a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, de Álvaro Siza Vieira, um trabalho sobre o chamado Grupo de Macau e uma exposição sobre Raul Lino. "Deixa um legado essencial na crítica de arquitectura", sublinha Jorge Figueira. Nos anos 60, esta era "muito impressionista, feita a partir do gosto, e com ele dá o salto para uma crítica mais sistemática, científica e rigorosa".

Formado em 1962 pela Escola de Belas Artes do Porto, Pedro Vieira de Almeida é também autor da Igreja dos Olivais (1970-89) e colaborou na elaboração do Plano da Avenida da Liberdade. Entre 77 e 79 trabalhou em Cabo Verde e Moçambique. Investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, é autor de Apontamentos Para uma Teoria da Arquitectura (2009) e A Arquitectura no Estado Novo (2002).

Sugerir correcção