Apoio ao arrendamento chega a menos 2420 jovens

Programa Porta 65 apoia, na primeira fase, 5733 jovens. Houve mais candidaturas e menos apoios

Foto
Programa de apoio ao arrendamento jovem apoia 5733 jovens na primeira fase Manuel Roberto

O Governo vai ajudar menos 2420 jovens a pagar a renda de casa. Os resultados de Abril e Maio, primeiro dos três concursos anuais do programa Porta 65, já são oficiais: vão ser apoiados 5733 jovens, face aos 8153 de 2010.

A procura foi superior em relação ao mesmo período do ano passado: foram entregues 10147 candidaturas, o maior número desde que o programa entrou em funcionamento, em 2007.

Os resultados, publicados no Portal da Habitação, acabam por ser surpreendentes, uma vez que as regras foram alteradas no início do ano de forma a incluírem mais gente.

Mudanças na Porta 65

Ao contrário do que aconteceu até então, o programa Porta 65 permitiu que jovens no primeiro ano de trabalho pudessem ser candidatos, ao deixar de exigir a apresentação de uma declaração de rendimentos relativo ao ano anterior à candidatura.

Além disso, em vez do contrato de arrendamento celebrado, o programa passou a exigir apenas um contrato promessa, permitindo que o jovem decida arrendar apenas a partir do momento em que sabe que vai beneficiar do programa.

O limiar mínimo de rendimentos deixou também de estar em vigor: para se candidatar, o jovem tem apenas de cumprir a taxa de esforço (peso da renda no rendimento mensal) de 60%.

Sugerir correcção
Comentar