Anunciados os finalistas do Man Booker Prize 2011

Esta é a quarta vez que Julian Barnes é finalista do Man Booker Prize
Foto
Esta é a quarta vez que Julian Barnes é finalista do Man Booker Prize Miguel Madeira

Julian Barnes, Carol Birch, Patrick deWitt, Esi Edugyan, Stephen Kelman e A.D. Miller são os finalistas do Man Booker Prize 2011 para ficção

Dos seis nomes anunciados, o destaque vai para o britânico Julian Barnes, autor que já integrou a shortlist em edições passadas do prémio, nomeadamente em 1984 com "Flaubert's Parrot", em 1998 com "England, England", e em 2005 com "Arthur and George". Este ano, Barnes foi escolhido pela obra "The Sense of an Ending".

A lista anunciada esta manhã integra ainda dois escritores estreantes, Stephen Kelman e A.D. Miller, escolhidos pelas suas primeiras obras. "Pigeon English" foi a obra que colocou Stephen Kelman na lista dos finalistas, e "Snowdrops" - cuja versão portuguesa "Quando a Neve Começa a Derreter" será lançada em breve pela Civilização Editora - é o romance que valeu a A.D. Miller a escolha.

Da lista constam também os escritores canadianos Patrick deWitt, com "The Sisters Brothers", e Esi Edugyan, com "Half Blood Blues", e a britânica Carol Birch, com a obra "Jamrach's Menagerie".

O prémio, no valor de 50 mil libras (cerca de 56 mil euros), será decidido pelo júri que este ano é constituído pelo escritor e jornalista Matthew d'Ancona, pela escritora Susan Hill, pelo político e escritor Chris Mullin e Gaby Wood, a responsável pela secção de livros do jornal "Daily Telegraph". A escritora Stella Rimington presidirá ao júri. Todos os finalistas, incluindo o vencedor, receberão ainda 2500 libras (2870 euros) e uma edição especial dos seus livros.

O vencedor será conhecido no dia 18 de Outubro numa cerimónia em Londres.