Cavaco convida futuro presidente de Cabo Verde para visita ao país

O Presidente da República, Cavaco Silva, convidou o seu futuro homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, para realizar uma visita oficial a Portugal, disse à agência Lusa fonte de Belém.

De acordo com a mesma fonte, o convite ao novo chefe de Estado foi “prontamente aceite” por Jorge Carlos Fonseca.

De resto, Cavaco Silva contactou telefonicamente sexta-feira o Presidente-eleito de Cabo Verde, a quem testemunhou felicitações pela sua vitória eleitoral.

Convidado a participar na cerimónia de posse, a 9 de Setembro, Cavaco Silva “não o poderá fazer”, pelo que a representação portuguesa será assegurada pelo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar - decisão tomada “após concertação entre o Presidente da República e o primeiro-ministro” -, indicou a fonte de Belém.

Jorge Carlos Fonseca foi eleito chefe de Estado de Cabo Verde na segunda volta das eleições presidenciais de 21 de Agosto, obtendo 54,16 por cento dos votos, derrotando Manuel Inocêncio Sousa, que recolheu 45,84 por cento.

Fonseca tornar-se-á o quarto presidente em 36 anos de História do país, depois de Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (2001/09 de Setembro de 2011).

Sugerir correcção
Comentar