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Hövding é um colete, capacete e airbag DR
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See Better to Learn Better DR

Design que quer mudar vidas

Um colar que se transforma em airbag, óculos a preço da chuva e mensagens simples

Com um valor de 100 mil euros por categoria, o Index é o mais valioso prémio do design. Os vencedores das cinco categorias foram anunciados em Copenhaga

Prémio Jogo

Hövding — Criado pelas designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin, o Hövding é um capacete para usar quando se anda de bicicleta que mais parece pensado para uma viagem espacial. Mas a principal preocupação das criadoras é a segurança.

Só na Suécia, 30 mil pessoas morrem ou ficam feridas todos os anos em acidentes de bicicleta (um meio de transporte muito popular, sobretudo no Norte da Europa, e que um número cada vez maior de pessoas tem vindo a adoptar).

Em 60 por cento dos casos, os ferimentos são na cabeça. Apesar disso, a maioria das pessoas prefere não usar capacete por razões estéticas. O Hövding é um colar que se coloca em volta do pescoço e que, através de sensores, se transforma em capacete apenas quando se dá o acidente, funcionando então como um airbag que protege a cabeça.

Prémio Corpo

See Better to Learn Better (Verbien) — O Fuseproject propõe uma colecção de óculos para corrigir problemas de vista em crianças entre os 6 e os 18 anos. O projecto destina-se ao México, onde em alguns estados a percentagem de crianças a necessitar de óculos é próxima dos 50 por cento.

Calcula-se que entre estas cerca de 11 por cento não consiga aprender na escola por causa deste problema. Com a agravante de existir ainda um estigma associado ao facto de usar óculos.

O projecto Verbien oferece uma colecção de óculos bonitos e pensados especificamente para jovens, por um preço acessível – exame à vista, desenho das lentes e dos óculos, e envio para a criança fica a dez dólares, um investimento que é pago pelo Governo mexicano.

Já foram distribuídos mais de 100 mil óculos e prevê-se que sejam distribuídos 400 mil por ano.

Prémio Trabalho

Design for Change — Criado pelos designers indianos Kiran Bir Sethi e Pranay Desai, é um programa destinado às crianças e que começa com uma mensagem simples: “Eu consigo”.

O objectivo é que as crianças percebam que as ideias que têm podem ser realizadas. “Sente, Imagina, Faz e Partilha” são os princípios básicos deste projecto – as crianças são encorajadas a identificar um problema que as preocupa, a imaginar uma forma de o ultrapassar, a implementar a mudança, e a partilhar os resultados.

Para isso existe um kit, já traduzido em várias línguas, que inclui linhas gerais de orientação, conselhos dos professores e um exemplo de histórias de mudança. Design for Change já chegou a mais de 300 mil escolas em 33 países.