CP anuncia supressão de comboios entre Setil e Coruche

Foto
Autarca contrapõe que há outras linhas deficitárias a funcionar nuno ferreira santos

Medida entra em vigor no fim do mês e é justificada com a exploração deficitária. Câmaras lamentam e contestam a decisão da transportadora

A CP anunciou ontem, em comunicado, que vai suprimir as seis circulações diárias de comboios de passageiros que ainda funcionam no chamado ramal de Vendas Novas, entre Coruche e Setil (concelho do Cartaxo). Relançado há exactamente dois anos, na sequência de um acordo de partilha de encargos estabelecido entre a transportadora ferroviária e as câmaras ribatejanas de Coruche, Cartaxo e Salvaterra de Magos, o serviço (suspenso dois anos antes) continuou a revelar-se deficitário.

No início deste ano, a CP já anunciara a sua intenção de suspender estas circulações, mas a pressão das câmaras e dos utentes e o compromisso das autarquias de pagarem valores em dívida acabaram por levar a um novo período experimental, com menos composições, que termina no fim de Setembro. Mas, segundo a CP, a tendência tem sido para uma ligeira redução do já baixo número de utentes, e a empresa anuncia agora que o serviço de passageiros será suspenso a partir de 1 de Outubro.

As três câmaras envolvidas ainda não reagiram formalmente, mas o presidente do município do Cartaxo já disse que não estará na disposição de contribuir para os prejuízos de exploração, uma vez que tem a indicação de que apenas nove residentes no concelho usam regularmente este serviço. Dionísio Mendes, presidente da autarquia de Coruche, lamentou, na sessão camarária de quarta-feira, a decisão "unilateral" da CP, referindo que "para a câmara este foi um investimento, não uma despesa, em transporte alternativo e uma aposta na área social". Por seu lado, a presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro, lamentou a atitude da CP e referiu que não a entende, até porque a CP mantém em funcionamento várias outras linhas deficitárias.

A CP explica que o acordo celebrado com as autarquias "procurou, num esforço conjunto, dinamizar o transporte ferroviário de passageiros na região abrangida e oferecer uma alternativa de transporte segura, rápida e confortável às populações". Só que, afirma a empresa, a procura média do serviço é muito reduzida, situando-se em cerca de 12 passageiros por circulação, "com um custo unitário por passageiro transportado superior a 16 euros, para uma receita gerada de 1,5 euros".

Considerando que se está, por isso, "muito longe de atingir os níveis mínimos de sustentabilidade necessários à manutenção da oferta", a CP sublinha que "não se encontram reunidas as condições para a continuidade da prestação do serviço de passageiros entre Setil e Coruche".

Sugerir correcção