Belém apoia imposto extra sobre altos rendimentos e exclui bens patrimoniais

Foto
Proposta do Governo poderá estar em linha com ideias de Cavaco Silva Foto: Miguel Manso

O Presidente da República vê com satisfação a possibilidade de o Governo avançar com a criação de um imposto especial sobre os altos rendimentos.

O PÚBLICO sabe que em Belém a notícia de que o executivo pondera suscitar o debate sobre o assunto quando for analisado o Documento de Estratégia Orçamental foi recebida com agrado, uma vez que a proposta de um imposto extra aplicável a rendimentos elevados, em sede de IRS, coincide com aquilo que Cavaco Silva defendeu durante a campanha eleitoral para as presidenciais de Janeiro.

A ideia então explicada pelo Presidente numa entrevista à Rádio Renascença mantém-se inalterável, nota fonte da Presidência. Nessa entrevista, transmitida dois dias antes das eleições de 23 de Janeiro, Cavaco sublinhou que, em alternativa ao corte de salários, o Governo PS deveria ter solicitado "o contributo de todos os cidadãos". "Bastava, por exemplo, que fosse criado um imposto extra para todos os portugueses acima de um certo rendimento", afirmou, acrescentando que "os sacrifícios exigidos nos últimos tempos não se dirigem a todos os portugueses".

Leia mais no PÚBLICO de hoje e na edição online exclusiva para assinantes.
Sugerir correcção
Comentar