Sorteio da Liga dos Campeões

FC Porto evita Mourinho e Villas-Boas, Benfica não

O Real Madrid está fora do caminho do FC Porto, mas pode aparecer no do Benfica
Foto
O Real Madrid está fora do caminho do FC Porto, mas pode aparecer no do Benfica Reuters

O Real Madrid de José Mourinho e o Chelsea de André Villas-Boas não serão adversários do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Benfica não pode dizer o mesmo, uma vez que está colocado no pote 2 e terá pela frente um dos grandes colossos europeus, lote em que se incluem ainda equipas como Manchester United, Barcelona Inter ou Bayern Munique.

O facto de ser cabeça de série permite ao FC Porto evitar no sorteio desta quinta-feira (a partir das 16h45) algumas das principais equipas europeias, mas os portistas estão muito longe de ter a garantia de um grupo fácil. Na teoria o pior cenário seria disputar a qualificação para os oitavos-de-final com, por exemplo, Milan, Manchester City e Borussia de Dortmund.

O pior cenário para o Benfica seria muito próximo deste, trocando o Milan (que está no pote 2) por um dos colossos e aqui talvez o Barcelona seja mesmo o mais indesejável de todos.

Para o FC Porto o cenário teórico mais fácil seria defrontar, por exemplo, CSKA de Moscovo (derrotado duas vezes na época passada pelos portistas), Basileia e Otelul Galati (ou Genk). Para o Benfica, o cenário seria parecido, trocando o CSKA (que está no pote 2) pelo Arsenal, que talvez seja o menos poderoso dos cabeças de série que podem sair em sorte ao Benfica.

O nível da fase de grupos da Liga Campeões deste ano, aliás, promete ser elevado. É que o nível (baixo) no ranking de algumas equipas não corresponde ao seu (elevado) valor desportivo. Zenit, Manchester City (ambos no pote 3), Borussia de Dortmund e Nápoles (ambos pote 4) são equipas que garantidamente vão elevar o nível de dificuldade dos grupos em que forem integrados.

Uma vez que só os dois primeiros de cada grupo seguem em frente para os oitavos-de-final, encontrar um destes adversários difíceis incluídos nos potes 3 e 4 tornará até competitiva a luta pelo terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa.

Na época passada, o Benfica não conseguiu ultrapassar a fase de grupos, ficando em terceiro lugar no grupo em que enfrentou Lyon, Schalke 04 e e Maccabi Telavive. No caso do FC Porto, a última vez que os portistas não conseguiram chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões aconteceu em 2005-06, quando foi quarto num agrupamento em que os rivais eram Inter, Rangers e Artmedia.

Mais um prémio para Messi?

Durante o sorteio da fase de grupos, será ainda feita a votação do melhor jogador europeu de 2010-11, troféu em que Lionel Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo são os três finalistas. Jornalistas de 53 países vão escolher electronicamente o melhor do ano, atribuindo cinco pontos ao primeiro, três ao segundo e um ao terceiro.

Na soma dos votos será encontrado o nome do primeiro jogador a receber o novo troféu criado pela UEFA, para distinguir o melhor futebolista (seja qual for a sua nacionalidade) a alinhar em equipas europeias.

Este prémio foi criado para preencher a falta de um galardão só para jogadores a alinhar na Europa desde que a Bola de Ouro da revista France Football (agora fundida com o prémio de jogador do ano da FIFA) passou a ter um carácter mundial. Messi é, mais uma vez, o grande favorito.

Distribuição das equipas para o sorteioPote 1

Manchester United (Ing)


Barcelona (Esp)


Chelsea (Ing)


Bayern Munique (Ale)


Arsenal (Ing)


Real Madrid (Esp)


FC PORTO (POR)


Inter (Itá)


Pote 2

Milan (Itá)


Olympique Lyon (Fra)


Shakhtar Donetsk (Ucr)


Valência (Esp)


BENFICA (POR)


Villarreal (Esp)


CSKA Moscovo (Rús)


Marselha (Fra)


Pote 3

Zenit (Rús)


Ajax (Hol)


Bayer Leverkusen (Ale)


Olympiakos (Gré)


Manchester City (Ing)


Lille (Fra)


Basileia (Suí)


Bate Borisov (Bie)


Pote 4

Borussia Dortmund (Ale)


Nápoles (Itá)


Dínamo Zagreb (Cro)


Apoel Nicósia (Chi)


Trabzonspor (Tur)


Genk (Bél)


Plzen (R. Che)


Otelul Galati (Rom)