Durão Barroso felicita Jorge Carlos Fonseca por vitória nas presidenciais

Foto
Jorge Carlos Fonseca obteu mais de 55 por cento dos votos DR

O presidente da Comissão Europeia (CE) felicitou hoje o Presidente eleito de Cabo Verde, expressando a vontade dos “27” em continuar a trabalhar no reforço da Parceria Especial entre o arquipélago e a União Europeia (UE).

Numa mensagem, remetida à Agência Lusa por Josep Coll, representante da UE na Cidade da Praia, José Manuel Durão Barroso expressa “felicitações calorosas” a Jorge Carlos Fonseca pela eleição, ao mesmo tempo que elogia o eleitorado cabo-verdiano pelo comportamento pacífico e ordeiro.

“Permita-me aproveitar esta oportunidade para felicitar também o povo de Cabo Verde pela participação importante e pela forma cívica e ordeira como decorreram estas eleições, o que, uma vez mais, demonstrou a vitalidade da democracia em Cabo Verde”, escreve Durão Barroso.

Salientando que Fonseca saberá “consolidar os notáveis progressos realizados nas últimas décadas nas mais diferentes áreas”, Durão Barroso exulta o facto de Cabo Verde “continuar a afirmar-se como modelo de governação” em todo o mundo.

“A Comissão Europeia e Cabo Verde gozam desde os primórdios da Independência do país (1975) de relações muito estreitas, que foram recentemente reforçadas com a adopção da Parceria Especial, que elevou a nossa cooperação para um patamar superior”, refere.

“Nesta nova fase do ciclo político de Cabo Verde, pode contar com o continuado compromisso da Comissão Europeia em apoiar o progresso e o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. É também nossa intenção aproveitar o nosso bom relacionamento para redobrar o diálogo e concertação no quadro mais geral das relações União Europeia -- África”, concluiu Durão Barroso.

Jorge Carlos Fonseca venceu domingo a segunda volta das eleições presidenciais de Cabo Verde, obtendo mais de 55 por cento dos votos, derrotando Manuel Inocêncio Sousa, apoiado pelo partido no poder.

Sugerir correcção
Comentar