Joe Biden: “Os EUA nunca entraram em incumprimento, nem nunca entrarão”

Foto
Joe Biden acredita, sem reservas, na capacidade de crescimento dos Estados Unidos Foto: How Hwee Young/Pool/Reuters

A visita de Joe Biden à China chegou ao fim com o vice-presidente norte-americano a tentar, com uma afirmação taxativa, tranquilizar os investidores chineses em relação à dívida externa do seu país: “Os Estados Unidos nunca entraram em incumprimento, nem nunca entrarão”.

Na Universidade de Sichuan, Chengdu, a última paragem da visita de cinco dias à China, Biden dirigiu-se aos chineses que “estão preocupados com o investimento nos Estados Unidos”, para lhes dizer que é do interesse dos norte-americanos proteger esses – e outros – investimentos.

“Os Estados Unidos detêm 87 por cento dos nossos activos financeiros e 69 por cento das obrigações do tesouro. A China é dona de apenas 1 por cento dos activos financeiros e 8 por cento das nossas obrigações do tesouro. Portanto, é do nosso interesse proteger não apenas os investidores chineses. Temos um interesse geral na protecção do investimento”, disse, segundo a CNN.

“Os Estados Unidos nunca entraram em incumprimento, nem nunca entrarão”, atirou Joe Biden, que tem sido acompanhado nesta visita pelo homólogo Xi Jinping, visto como um possível sucessor do Presidente Hu Jintao. A economia foi, de resto, o principal tema destes cinco dias.

O governo chinês ouviu o que queria: Joe Biden defender, sem reservas, a capacidade de crescimento dos Estados Unidos, depois de a Standard & Poor’s ter baixado a notação da dívida do país. Na sexta-feira, o norte-americano foi ainda mais longe no patriotismo: “Nunca ninguém fez dinheiro a apostar com a América”.

Sugerir correcção
Comentar