Banksy documenta a cultura da desobediência

Fotogaleria
"The Antics Roadshow" já está no YouTube
Fotogaleria
"The Antics Roadshow" já está no YouTube

Ausente do debate sobre a recente onda de violência que invadiu as ruas de Inglaterra, Banksy quebrou o silêncio e aproveitou o "timing" para divulgar na Internet um documentário sobre desobediência no espaço público: "The Antics Roadshow", que é o seu primeiro documentário para televisão, retrata alguns casos de figuras que se tornaram célebres por ultrapassarem os limites da legalidade para "trazerem qualquer coisa para as ruas",. Em 48 minutos, Banksy faz um guia da anarquia contemporânea, incluindo exemplos de activistas políticos, "entertainers" ou artistas de rua que intervêm no espaço público. "Pensei que "Antics Roadshow" fosse um bom título para este trabalho, e trabalhei a partir disso", sublinhou o anónimo artista urbano em declarações publicadas no site do canal de televisão Channel 4.

O documentário mostra figuras como Remi Gaillard, humorista francês popular pelas tropelias em contextos urbanos inesperados, Michael Fagan, conhecido por ter contornado a segurança do Palácio de Buckingham e ter entrado no quarto da rainha Isabel II (em 1982), ou o colectivo russo Voina, que denuncia os abusos policiais daquele país. Todos estes episódios são contados através de imagens de arquivo e entrevistas aos intervenientes.

"The Antics Roadshow" foi transmitido no passado sábado pelo Channel 4, mas entretanto já foram depositados em sites de partilha de vídeos (como o YouTube e o Vimeo) vários exemplares do documentário.