Standard confirma transferências de Defour e Mangala

Foto
Mangala (à esquerda) é um dos novos reforços do FC Porto Foto: DR (arquivo)

O médio belga e o defesa francês vão ser reforços do FC Porto, confirmou o director-geral do Standard Liège, Pierre François, em conferência de imprensa.

Steven Defour, ex-capitão do Standard e internacional belga, de 23 anos, e Eliaquim Mangala, defesa francês e internacional sub-20 pelos “bleus”, de 20 anos, são os mais recentes reforços do FC Porto. Os dois jogadores mudam-se do Standard Liège para o Dragão, para trabalharem às ordens de Vítor Pereira.

“Quando ficamos sem bons jogadores não podemos ficar contentes”, reconheceu Pierre François, director-geral do clube belga. “Tínhamos prometido ao Steven Defour que o deixaríamos sair e tínhamos de cumprir. Quanto ao Mangala, é um jogador que sempre deu 150 por cento pelo clube. Que direito tínhamos de o impedir de continuar a sua brilhante carreira?”, questionou o dirigente, numa conferência de imprensa realizada na academia do clube belga.

“No fundo, é o FC Porto que lucra com esta situação”, resumiu Pierre François, ainda que nem um nem outro clube tenham ainda confirmado nas suas páginas oficiais a dupla transferência.

Pierre François não quis divulgar o montante exacto das propostas do FC Porto por cada um dos jogadores, mas perante a insistência dos jornalistas acabou por admitir que o negócio “pode chegar aos 13 milhões de euros”. Este número avançado por Pierre François está em conformidade com os que têm sido divulgados pela imprensa belga, segundo a qual o FC Porto irá pagar uma verba de seis milhões pelo médio Defour e sete milhões pela defesa central Mangala.

No caso do internacional belga, 20 por cento dos seis milhões de euros será canalizada para o Genk, anterior clube de Defour, tal como foi confirmado pelo próprio Pierre François, que revelou ainda uma promessa antiga feita ao jogador por parte do Standard Liège no sentido de o deixar sair mediante uma proposta de um clube estrangeiro de nomeada.

Segundo informações recolhidas durante a conferência de imprensa, os dois jogadores apresentar-se-ão terça-feira no Porto para se sujeitarem a exames médicos e assinarem os respectivos contratos, cuja duração será de cinco épocas cada um.

A conferência de imprensa promovida pelo Standard Liège visou acalmar a massa adepta do clube, que já viu sair Witsel para o Benfica e agora Mangala e Défour para o FC Porto, sem que, em contrapartida, se registem entradas de reforços, a não ser de alguns jogadores de escalões inferiores.

Steven Defour tem 23 anos, é médio, vestiu 24 vezes a camisola da seleção belga, enquanto Eliaquim Mangala tem apenas 20 anos, é defesa central, internacional sub-21 de França, de origem congolesa.

Notícia actualizada às 18h45
Sugerir correcção
Comentar