Grécia teve uma contracção do PIB de 6,9%

Foto
Recuo do PIB no primeiro trimestre foi de 5,5 por cento Nuno Ferreira Santos

A Grécia registou uma quebra do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,9 por cento no segundo trimestre deste ano, face aos mesmos meses de 2010, mais do que o agravamento homólogo observado no primeiro trimestre deste ano, revelam dados do instituto estatístico helénico.

Trata-se de números ainda provisórios que a autoridade estatística helénica só vai detalhar depois de estar concluído o ajustamento “dos números para o período entre o primeiro trimestre de 2009 e o segundo trimestre de 2011”. Na origem deste decréscimo está a redução da procura interna, especificou a mesma entidade.

Com base nestes dados, o recuo é quase o dobro da contracção projectada pela Comissão Europeia e a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) para o conjunto do ano, de 3,5 por cento.

Em termos homólogos, a Grécia registou um recuo do PIB de 5,5 por cento no primeiro trimestre. Mas face aos últimos três meses de 2010, o PIB avançou 0,2 por cento, segundo dados de Junho. Uma evolução que o Governo considerou, na altura, “positiva”. Para já, ainda não é conhecida uma reacção do executivo de Giorgios Papandreou aos números do segundo trimestre

Sugerir correcção
Comentar