Vítor Gaspar apresenta esta sexta-feira cortes na despesa

Foto
Ministro fala às 9h00 de sexta-feira PÚBLICO

A notícia foi avançada por fonte oficial do executivo à agência Lusa, informação que mais tarde o PÚBLICO confirmou.

O Governo esteve hoje reunido em Conselho de Ministros durante cerca de dez horas. Nenhuma das medidas que constam de um comunicado do Executivo como tendo sido aprovadas na reunião diz respeito a cortes nas despesas, mas, segundo a Lusa, este foi um dos temas discutidos na reunião.

Ao PÚBLICO fonte oficial do Ministério das Finanças não quis, no entanto, comentar a razão da convocatória da conferência de Vítor Gaspar de amanhã.

Vítor Gaspar tinha remetido a apresentação de cortes adicionais na despesa para meados de Agosto para contrabalançar um desvio orçamental na ordem dos dois mil milhões de euros. Do lado das receitas, o Executivo já apresentou a criação da sobretaxa em sede de IRS equivalente a metade do subsídio de Natal acima do salário mínimo.

A declaração do ministro vai acontecer às 9h00, na sede do Ministério das Finanças, em Lisboa. Meia-hora mais tarde, a missão internacional da troika vai apresentar as conclusões da primeira avaliação do programa de ajustamento financeiro.

Na sede da Comissão Europeia, falam os responsáveis da missão do Banco Central Europeu (BCE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão que acompanha a implementação do Memorando de Entendimento acordado para Portugal receber financiamento externo.

Notícia actualizada às 20h18