Facebook retira capa do álbum “Nevermind” dos Nirvana

Foto
Foi há 20 anos que "Nevermind" chegou às lojas, a capa ainda hoje é reconhecida por todos DR

A rede social Facebook decidiu que a divulgação da capa do álbum “Nevermind”, dos Nirvana, feita na página oficial da banda naquela rede social violava os termos de uso do site e eliminou a fotografia, que pouco tempo depois foi reposta. A icónica imagem mostra um bebé nu a tentar apanhar uma nota numa piscina. O modelo que aparece na capa já disse não ter qualquer problema com a imagem.

Em Setembro de 1991 a banda de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic lançava o seu segundo álbum, “Nevermind”. Agora, quase 20 anos depois, a imagem foi publicada na página oficial da banda no Facebook, para promover o lançamento de uma edição especial do disco, comemorativa do aniversário. A iniciativa não foi muito bem recebida pelos administradores da maior rede social do mundo que decidiram retirar a conhecida fotografia. Segundo os termos de uso do Facebook não podem ser divulgadas fotografias "que ataquem um indivíduo ou um grupo, ou que contenham nudez, uso de drogas, violência”.

Por essas razões, os responsáveis pela página dos Nirvana revelaram ao Entertainment Weekly que foram notificados pelo Facebook sobre a eliminação da fotografia. Uma decisão que não terá demorado muito tempo a ser rectificada. Os administradores da rede social desistiram da decisão pouco tempo depois e a imagem já está novamente disponível. O bebé da fotografia, hoje com 20 anos, já falou sobre a imagem. Segundo uma entrevista do NPR Music em 2008, Spencer Elden não se importa com a divulgação da imagem. “Algumas pessoas no mundo viram o meu pénis. Até que é fixe”, disse.

Este ano, um dos mais marcantes álbuns da história da música celebra o 20.º aniversário. A data será lembrada com uma reedição para os fãs em duas edições especiais. Na Deluxe Edition de “Nevermind”, a versão mais pequena, os fãs vão poder encontrar o álbum remasterizado, lados B gravados ao vivo, ensaios e gravações de faixas como "Drain you" ou "Something in the Way" na BBC. Já a Super Deluxe Edition, um conjunto de 4 CDs e um DVD que vêm acrescentar à edição anterior ensaios registados por Buch Vig antes de a banda ir para estúdio. Em DVD e Blu-ray os fãs terão acesso à inédita gravação do concerto dos Nirvana, em 1991 no Paramount Theatre, em Seattle e aos telediscos das músicas "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", “Lithium” e “In Bloom”. Ao todo serão editadas 40 mil cópias desta edição. Dessas, 10 mil serão para distribuição nos EUA enquanto que as outras 30 mil vão correr o resto do mundo. A edição especial vai contar também com um livro de 90 páginas de fotografias inéditas.

Sugerir correcção
Comentar