José de Matos assume liderança da CGD

Foto
Faria de Oliveira presidia à Caixa desde 2008 Gonçalo Português

José de Matos será designado presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na segunda-feira, assumindo funções como CEO do banco público. O actual presidente executivo do banco, Fernando Faria de Oliveira, foi reconduzido no cargo até 2013.

Para o conselho de administração entra o economista António Nogueira Leite. Da anterior gestão saem Francisco Bandeira, que presidia também ao Banco Português de Negócios (BPN), e José Fernando de Araújo e Silva, que estava nomeadamente com os pelouros da gestão de imóveis, seguros e crédito especializado.
José de Matos, até agora vice-governador do Banco de Portugal (BdP), vai ser presidente da comissão executiva do banco e, ao mesmo tempo, vice-presidente do conselho de administração. Na prática, segundo o novo modelo de gestão da CGD, a liderança do banco fica concentrada em si, passando Faria de Oliveira a
chairman.

A composição do novo conselho de administração, decidida na sexta-feira na assembleia-geral do banco, elegeu, para além de Nogueira Leite, mais oito vogais.

Para o órgão entram Pedro Rebelo de Sousa, Nuno Thomaz, Eduardo Paz Ferreira e Álvaro Nascimento e mantêm-se Norberto Rosa, Jorge Tomé, Rodolfo Lavrador e Pedro Cardoso.

José de Matos era quadro do Banco de Portugal desde os 26 anos. Licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e desempenhou funções como docente no ISE, no ISCTE e no ISEGI/UNL.

No supervisor bancário, desempenhou funções técnicas e de coordenação no departamento de Estatística e Estudos, que liderou entre 1992 e 1994, anos em que foi também chefe do gabinete do governador.

Chegou à vice-presidência do BdP depois de ter passado por várias outras funções no interior da instituição – foi indicado como segundo substituto do governador no Instituto Monetário Europeu e no BCE, entre 1995 e 2002.

O antigo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do governo, António Nogueira Leite, é actualmente conselheiro do PSD e administrador do grupo José de Mello Investimentos.

Notícia corrigida às 15h59 de 24 de Julho
Sugerir correcção
Comentar