Braga de Macedo e Campos e Cunha no grupo de trabalho para reorganizar diplomacia económica

Foto
Braga de Macedo, à esquerda na foto, vai coordenar o grupo Enric Vives-Rubio

O ex-ministros das Finanças Jorge Braga de Macedo, do PSD, e Luís Campos e Cunha, no primeiro Governo do PS de José Sócrates, vão fazer parte do grupo de trabalho que apresentará um novo modelo de organização e articulação dos serviços do Estado para captar investimento estrangeiro e a internacionalização da economia portuguesa.

O PÚBLICO sabe que este grupo, além de Braga da Macedo e de Campos e Cunha, terá mais quatro elementos - o embaixador António Monteiro, Nuno Fernandez Thomaz, Carlos Moreira da Silva e Francisco Zea Mantero - e será criado por despacho do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na próxima semana. A coordenação fica a cargo de Braga de Macedo.

Na lei orgânica do Governo PSD-CDS, a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) está na dependência de Passos Coelho, apesar das pretensões do líder centrista e ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, em ficar com essa tutela.

Depois de nomeada, esta comissão tem mês e meio para apresentar resultados e propostas, incluindo a identificação dos organismos e entidades do Estado responsáveis pela promoção e captação de investimento estrangeiro. Outra das atribuições é elaborar um modelo que defina competências e formas alternativas de organização e financiamento dos organismos que farão promoverão a diplomacia económica.

Sugerir correcção
Comentar