Berlengas vão ser declaradas Reserva da Biosfera

Foto
A candidatura foi entregue em Agosto de 2008 Foto: Nelson Garrido

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) vai fazer esta tarde na Alemanha o anúncio oficial da classificação das ilhas Berlengas como Reserva Mundial da Biosfera.

Além do concelho de Santana, na Madeira, também as ilhas Berlengas vão receber o galardão, confirmou o PÚBLICO junto de fonte ligada ao processo de candidatura, que foi entregue em Agosto de 2008.

O processo de candidatura, apresentado pela Câmara Municipal de Peniche, tinha como objectivos equilibrar as actividades locais com a protecção da biodiversidade. Participaram também neste esforço o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Aquando da entrega do processo, a Câmara Municipal de Peniche considerou que a distinção das Berlengas seria "o reconhecimento do valor do património natural da Reserva Natural das Berlengas", demonstrando também que há problemas de conservação da natureza e de desenvolvimento do espaço. Com esta candidatura a autarquia pretendia "promover a sustentabilidade ambiental, criando-se uma ligação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico".

Quando as Berlengas receberem esta tarde a confirmação oficial, Portugal passará a ter sete Reservas da Biosfera, juntamente com Santana, Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, Graciosa, Flores e Gerês/Xurês.

O anúncio oficial será realizado no final da reunião anual do Comité do Património da UNESCO que termina hoje em Dresden, na Alemanha.

Sugerir correcção
Comentar