Homens armados atacam conhecido hotel de Cabul
Um hóspede contou à agência AFP que o ataque começou cerca das 22h00 locais, quando dezenas de pessoas jantavam no restaurante do hotel Intercontinental e um grupo de seis homens entrou no local, abrindo fogo. Testemunhas citadas pela Reuters deram conta de uma explosão, seguida de intensos disparos, e quase uma hora depois três novas deflagrações.
A zona foi de imediato cercada pela polícia e a energia foi cortada. “Ainda estamos a lutar com eles, mas as primeiras informações dão conta de dez mortos”, disse à BBC um responsável da segurança afegã, adiantando que um dos atacantes teria conseguido chegar ao telhado do edifício.
Construído em 1969 numa colina da zona ocidental de Cabul e protegido por fortes medidas de segurança, o Intercontinental é um muito frequentado por estrangeiros, sendo palco habitual de reuniões oficiais. Segundo a BBC, no momento do ataque decorria no local uma reunião de governadores provinciais.
O atentado, que supera já o que em 2008 visou o Hotel Serena, provocando sete mortos, três dos quais estrangeiros, acontece na véspera de uma conferência em Cabul para discutir a transferência de responsabilidades de segurança da NATO para os militares afegãos.
Notícia actualizada às 21h50