Jardins da Casa da Prelada reabrem a 1 de Julho

A primeira fase do projecto de requalificação da Casa da Quinta da Prelada, Porto, que incluiu toda a área envolvente ao edifício, está concluída e será apresentada à cidade a 1 de Julho. Um concerto da Orquestra do Norte marcará a apresentação dos jardins do lado da Casa, que "incluem o maior labirinto verde da Península Ibérica", afirmou à Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

Contudo, as obras de restauro do edifício, que acolherá o arquivo histórico da Misericórdia do Porto, um museu e uma biblioteca, só deverão ficar concluídas em Abril ou Maio de 2012.

Situada na quinta homónima da freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada foi desenhada por Nicolau Nasoni e classificada como imóvel de interesse público. Está encerrada desde 2003, encontrando-se bastante degradada. A quinta é considerada uma das maiores obras de Nasoni em termos de arquitectura paisagística. Nos finais do século XIX, a propriedade foi doada à Misericórdia do Porto.

Além do restauro da casa, falta ainda concretizar a ligação entre as duas partes da quinta, separadas pela construção da Via de Cintura Interna, através de um túnel já construído sob a rodovia. Encerrado em 2006, o antigo parque de campismo deveria reabrir como parque público também este Verão, mas "dificuldades burocráticas" obrigaram a adiar a reabertura do espaço. Segundo António Tavares, o antigo parque vai incluir camélias, uma das imagens de marca do Porto. Para a parte nova da quinta (a permutar com a autarquia), a Misericórdia prevê uma componente lúdica e desportiva assente no hipismo. "Será uma mistura de Serralves e Parque da Cidade", acrescentou António Tavares.

Sugerir correcção