FC Porto

André Villas-Boas vai treinar o Chelsea

Villas-Boas pode ser o "Special Two"
Foto
Villas-Boas pode ser o "Special Two" Foto: Jose Manuel Ribeiro/Reuters

O clube londrino vai pagar os 15 milhões de euros da cláusula de rescisão e contratar o treinador de futebol dos “dragões”.

André Villas-Boas já terá anunciado à SAD do FC Porto a sua decisão de rumar ao clube inglês, que, assim, só terá de pagar o valor da rescisão. A notícia é avançada na edição desta segunda-feira pelo “Jornal de Notícias” e foi também confirmada pela Agência Lusa e pelo PÚBLICO por fonte ligada ao processo.

Para o negócio estar concretizado e ser comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, falta que o Chelsea pague os 15 milhões de euros previstos no contrato de Villas-Boas - uma cláusula que foi criada quando o treinador renovou o vínculo aos portistas (até 2013) em Dezembro passado.

O FC Porto já disse à CMVM que até ao momento ainda não foi exercida a cláusula de rescisão do treinador.

O dono do Chelsea, Roman Abramovich, depois de ter contratado José Mourinho ao FC Porto em 2004 por seis milhões de euros, não quis negociar com Pinto da Costa e prefere bater os 15 milhões da cláusula de Villas-Boas, oferecendo ao treinador, segundo o JN, um contrato a rondar os cinco milhões de euros por ano.

No domingo, Pinto da Costa havia dito que não abriria mão da cláusula de rescisão do treinador. "Villas-Boas tem contrato e uma cláusula de 15 milhões de euros. Se alguém depositar na nossa conta os 15 milhões e ele quiser ir, não podemos fazer nada, porque é algo que está contratualizado. Se isso não acontecer, não sai", afirmou o presidente dos campeões nacionais, em declarações à Sport TV, durante o Campeonato da Europa de Bilhar às três tabelas.

Villas-Boas, que aos 33 anos inicia a terceira época como treinador principal, ocupará o lugar que pertencia ao italiano Carlo Ancelotti.

Segundo o PÚBLICO apurou não é ainda claro que elementos da equipa técnica e jogadores podem acompanhar Villas-Boas, que sai após apenas uma época no clube, em que conquistou a Liga Europa, a Liga portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira.

Falcao também de saída

Quem poderá seguir com o técnico português é o avançado colombiano Radamel Falcao. O nome do jogador tem sido associado ao forte interesse por parte de clubes ingleses e, segundo o jornal “A Bola”, o Chelsea está na corrida, juntamente com Arsenal e Tottenham, pela contratação dos seus serviços.

Notícia actualizada às 14h53