CDU acusada de gastar 223 mil euros nas festas de Beja

Os eleitos socialistas no executivo municipal de Beja acusaram os seus opositores da CDU de terem gasto 223 mil euros nas festas da cidade, em 2009, ano de eleições autárquicas, e quando a coligação comunista governava em maioria a autarquia.

O vereador socialista Miguel Góis descreveu os contornos do evento de 2009, frisando que houve "repartição de encargos", dividindo a realização das festas da cidade por várias empresas, todas elas de fora de Beja, "para fugir aos ajustes directos", um expediente que o autarca disse ser "contra a lei." A gestão da CDU liquidou "mais de 50 por cento" dos encargos com as festividades, entre um a dois meses "antes da sua ocorrência", destacou Miguel Góis, acrescentando ainda que "não foi lançado qualquer concurso público". O vereador socialista adiantou que "só em refeições e alojamento" foram gastos mais de 22 mil euros nas festas da cidade de 2009.

Miguel Góis respondia assim às questões que tinham sido levantadas pelos vereadores da CDU, sobre o Festival do Amor, realizado entre 1 e 5 deste mês, no âmbito das festas da cidade de 2011, cuja organização foi entregue à empresa Cocas Produções, a mesma que fez a campanha eleitoral autárquica do PS em 2009.

Miguel Ramalho, vereador da CDU, recusou qualquer comparação com as festas de 2009. O autarca lembrou que, para o evento realizado em 2011, os respectivos encargos "foram adjudicadas por 74.900 euros", apenas 100 euros abaixo do limite máximo que obriga à realização de um concurso público, para depois serem "retiradas" despesas que fizeram parte da iniciativa, destacando os serviços de policiamento e spots publicitários para promover a iniciativa.

O vereador da CDU insiste que o processo liderado pelo executivo socialista "não foi transparente", sublinhando que as acusações feitas pela coligação "são legítimas e verdadeiras".

Sugerir correcção