Escritor irlandês Colum McCann vence Prémio IMPAC 2011

Foto
Colum McCann distinguiu-se com a obra “Deixa o Grande Mundo Girar” DR

Colum McCann ganhou o Prémio IMPAC, o prestigiado galardão literário, com a obra "Deixa o Grande Mundo Girar"

O escritor irlandês Colum McCann ganhou o Prémio IMPAC, o prestigiado galardão literário que atribui ao autor 100 mil euros, a mais alta quantia entregue num prémio deste género, com a obra "Deixa o Grande Mundo Girar", editado em Portugal pela Civilização Editora.

O escritor irlandês, radicado em Nova Iorque, já em 2009 tinha sido distinguido, graças à mesma obra, com o Prémio National Book Award 2009, uma das distinções literárias mais importantes.

"Deixa o Grande Mundo Girar", um retrato épico de Nova Iorque, baseia-se num momento verídico da vida do francês Philippe Petit, que, numa madrugada do final do Verão de 1974, suspenso a quatrocentos metros do chão, atravessa as Torres Gémeas, deixando os habitantes de Manhattan incrédulos.

Para o júri, que contou com a colaboração do escritor irlandês John Boyne e do poeta e tradutor alemão Michael Hofmann, "Deixa o Grande Mundo Girar" é "um trabalho literário notável, um romance genuinamente do século XXI que fala do seu tempo, mas não é escravizado por ele".

"A sua natureza fascinante cria no leitor uma incerteza tão grande como aquela que nós sentimos nas nossas vidas, e é aí que está o poder da ficção e deste livro em particular", pode-se ler no comunicado do júri.

O prémio, patrocinado pela empresa farmacêutica norte-americana IMPAC e organizado pela rede de bibliotecas e a câmara de Dublin, capital da Irlanda, distingue anualmente um romance publicado em língua inglesa. Na edição deste ano, o júri escolheu a obra de Colum McCann, entre as 162 nomeadas, deixando para trás os escritores também irlandeses William Trevor e Colm Tóibín, o autraliano David Malouf e os norte-americanos Joyce Carol Oates e Barbara Kingsolver.

"É uma honra e maravilhoso ter um vencedor de Dublin no ano em que Dublin venceu a designação de Cidade da Literatura da Unesco", disse ao "The Guardian" o responsável pelo prémio, Gerry Breen.

Colum McCann, escritor e professor, nasceu em Dublin em 1965. É autor de bestsellers publicados em trinta línguas e ganhou vários prémios literários internacionais como o Rooney Prize, o Ireland Fund of Monaco Princess Grace Memorial Award, um Pushcart Prize e o Esquire magazine's Writer of the Year award. Ao longo da sua carreira tem escrito para reputadas publicações como a "New Yorker", a "New York Times Magazine" e a "Paris Review".

Em Portugal está também publicado pela Civilização Editora "Deste Lado da Luz".

Sugerir correcção
Comentar