Confiança em Berlusconi atinge níveis mínimos

Foto
Berlusconi foi derrotado em dois referendos nesta semana Bogdan Cristel/Reuters

O estudo revela uma taxa de confiança de 29 por cento no Cavalieri, o que representa uma quebra face aos 31 por cento de Abril. Maior é a queda relativamente aos 40 por cento que registava no início do ano.

Cerca de 60 por cento dos inquiridos disseram ter pouca ou nenhuma confiança no chefe do Governo, uma subida de dois pontos face aos 58 por cento de Abril. Berlusconi é acusado de corrupção e prostituição de menores e a sua política económica está longe de entusiasmar os italianos. A sondagem indica também que a confiança no Governo de centro-direita se mantém em 23 por cento, bem longe dos 62 por cento que não se revêem na governação de direita.

Duas semanas depois de um revés nas eleições locais, o primeiro-ministro viu derrotadas no referendo de domingo e segunda-feira as quatro propostas votadas em referendo. Os italianos pronunciaram-se pela rejeição da energia nuclear, contra a privatização da água e a subida das tarifas que lhes estava associada e pela revogação da lei de imunidade judicial de governantes.

Sugerir correcção
Comentar