Cavaco Silva espera ouvir líderes de principais partidos na próxima semana
“Decidi convidar o líder do partido vencedor nas eleições para desenvolver diligências para apresentar uma solução governativa com apoio maioritário consistente na Assembleia da República”, afirmou.
Em declarações aos jornalistas, à entrada para o Teatro S. Luiz, onde assistirá a um espectáculo de homenagem ao pintor Malangatana, falecido em Janeiro, Cavaco Silva explicou que “será necessário esperar pela publicação oficial dos resultados” das eleições e ouvir os partidos.
Os resultados eleitorais dos círculos da Europa e Fora da Europa são conhecidos no dia 15, quarta-feira da próxima semana.
“Terei que ouvir os partidos representados na Assembleia da República, o que penso fazer na próxima semana. Então o líder do PSD será indigitado, constituirá Governo e irá apresentá-lo. Depois será possível marcar a data da posse”, afirmou.
Questionado sobre se deu indicações, na reunião com o líder do PSD, em Belém, sobre os partidos com quem o PSD deveria contactar para a formação do próximo Executivo, Cavaco Silva frisou que “é o líder do partido mais votado que terá que estabelecer os contactos que entender para formar um novo governo”.
O chefe do Estado disse que colocou uma condição: que Passos Coelho apresentasse “uma solução maioritária e consistente”.