EDP e Repsol em parceria para energia eólica ao largo do Reino Unido
A parceria foi estabelecida entre a EDP Renováveis e a Repsol Nuevas Energiase e visa o de desenvolvimento de capacidade de geração até 2,4 GW (giga Watts) no mar, tendo o empresa nacional uma participação de 60 por cento na capacidade a ser desenvolvida.
De acordo com o comunicado publicado hoje na página electrónica da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Repsol adquiriu a Sea Energy Renewables Limited (SERL), antes detida pela SeaEnergy PLC, o que levou a uma alteração da posição da EDP na Moray Offshore Wind Limited (“MORL”), que passa para 67 por cento, quando anteriormente detinha 75 por cento.
A EDP Renováveis passa também a deter 49 por cento na Inch Cape Offshore Wind Limited (“Inch Cape”), anteriormente detida a 100% pela SERL.
A MORL está a desenvolver até 1,5 GW na Zona 1 do programa de atribuição de autorizações para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Reino Unido (“UK Round 3”) e a Inch Cape está a desenvolver até 0,9 GW na região Escocesa de Firth of Tay, também offshore.