Futebol internacional

Ronaldo ultrapassa as lendas e é um mito

Ronaldo chegou aos 40 golos
Foto
Ronaldo chegou aos 40 golos Foto: Juan Medina/Reuters

Português marcou dois golos na goleada (8-1) do Real sobre o Almería na última jornada e consagra-se o melhor marcador de sempre da Liga espanhola com 40 golos.

O Real Madrid partiu para a última jornada do campeonato com um único objectivo: o de abrir as portas do Olimpo a Cristiano Ronaldo. Com o título perdido para o Barcelona e a Liga dos Campeões também perdida para os rivais da Catalunha, restava aos “blancos”, depois da conquista da Taça do Rei, a luta pelo melhor marcador da Liga.

Não apenas o melhor goleador desta Liga (40 golos de Ronaldo contra os 31 de Messi) mas de sempre. Na penúltima ronda, o português já tinha igualado as marcas de Telmo Zarra (1950-51) e Hugo Sánchez (1989-90), com 38 golos. Agora ultrapassou as lendas e é ele mesmo um mito: marcou mais dois golos e atingiu os 40.

Ronaldo começou o jogo a marcar, logo aos quatro minutos. Depois fez o 7-1. Os outros ficaram a cargo de Adebayor (31’, 52’ e 73’), Benzema (48’ e 63’) e Joseul (87’), mas mesmo estes contaram quase todos com a participação do camisola 7: esteve em 3 assistências e participou noutro.

Mais: esta marca de Ronaldo permite ao português vencer a Bota de Ouro, prémio de melhor marcador da Europa. Os 40 golos dão-lhe o segundo troféu, depois do primeiro alcançado quando jogava no Manchester United em 2007/08, com 31 golos.

No total, CR7 chegou aos 53 golos e superou Messi, mas o argentino tem ainda um jogo para fazer, a final da Champions frente ao United, em Wembley

Estes golos do Real sobre o Almería, deixam a equipa "merengue" com o melhor ataque da prova: com 102 golos, contra os 95 do Barcelona.

Esta equipa de Mourinho é também a quinta da história da Liga espanhola a ultrapassar os 100 golos.

Golos de Ronaldo

Ronaldo chegou ao recorde depois de marcar 11 golos nos últimos quatro jogos: 4 ao Sevilha, 3 ao Getafe e 2 ante o Villarreal.

Na segunda volta do campeonato, tinha já tinha marcado 2 à Real Sociedad, 3 frente ao Málaga e um ao Athletic Bilbau e Barcelona – foram 16 no total, com mais dois alcançados ante o Almería.

Na primeira volta, Ronaldo marcou 22 golos: Espanyol (1), Deportivo (2), Málaga (2), Racing (4), Hércules (2), Athletic Bilbau (3), Valência (2), Saragoça (1), Getafe (2) e Villarreal (3).

O português marcou 8 golos de penálti e quatro de falta. Dos 38, 27 foram apontados com a perna direita, 8 com a esquerda e 4 de cabeça.

Há um golo polémico retirado a Ronaldo. Aconteceu na jornada 3 frente à Real Sociedad, mas a bola bateu nas costas de Pepe e a Liga espanhola atribuiu ao defesa português.

Jornada 38

Málaga 1 - 3 Barcelona


Hércules 0 - 0 Sporting Gijón


Real Madrid 8 - 1 Almería


Deportivo Corunha 0 - 2 Valência


Espanyol 2 - 3 Sevilha


Levante 1 - 2 Saragoça


Maiorca 3 - 4 Atlético Madrid


Osasuna 1 - 0 Villarreal


Racing Santander 1 - 2 Athletic Bilbau


Real Sociedad 1 - 1 Getafe


Veja os dois golos de Ronaldo, os oito do Real e o do Almería