Nikolai não é um cliché

Fotogaleria
Nikolai Nekh fotografado no café do Instituto Alemão, em Lisboa Ricardo Silva
Fotogaleria
Nikolai Nekh fotografado no café do Instituto Alemão, em Lisboa Ricardo Silva

Nenhuma comunidade imigrante provoca tanto fascínio como a dos ucranianos e russos, desde que começaram a chegar maciçamente a Portugal há uma década. O festival Indie acaba de mostrar dois filmes portugueses com protagonistas de leste. Nikolai Nekh, artista português e russo, foi ver a antestreia e achou que os portugueses procuram sempre uma certa ideia da Rússia nos imigrantes em Portugal.

Noite de 6 de Maio

Culturgest/Clube Ferroviário

Do filme ficam no ouvido palavras russas: pajalsta, por favor. Os imigrantes pedem muito por favor. Estão dependentes. A protagonista russa está dependente do marido português e dos companheiros dele. Está dependente de um passaporte. Está dependente do imigrante ucraniano por quem se apaixona: "Pajalsta, leva-me contigo."

Os imigrantes precisam de alguém que lhes explique como tudo funciona. Necessitam de tradução, necessitam de vistos, necessitam de trabalho, porque o dinheiro que trazem acaba-se depressa, ficam com as mãos cheias de vento, tudo voa. Em América, há tempestades e chovem barcos, caso os homens se tenham esquecido de que um dia navegarão os céus. América é uma nação de vulnerabilidade, onde os imigrantes são presas fáceis e os que supostamente não são imigrantes - os portugueses - acabam por ser estrangeiros na vida.

As luzes acendem-se no Grande Auditório da Culturgest e há palmas e comentários e abraços dos actores e dos técnicos - estão lá todos, gente da câmara, do guarda-roupa, da produção, todos aqueles que aparecem em letras pequenas e tão rápidas no ecrã final - que dão parabéns uns aos outros e ao realizador, João Nuno Pinto. Era a antestreia, no Festival Indie, de América, que ontem se estreou nas salas.

De todos as comunidades que chegam a Portugal, nenhuma parece provocar tanto fascínio nos portugueses como os russos e os ucranianos. Ainda no Festival Indie, na semana seguinte, estreava-se Viagem a Portugal, de Sérgio Tréfaut, a partir de uma história real de uma imigrante ucraniana que fica retida no aeroporto de Faro. Tréfaut fez há alguns anos Lisboetas, um documentário e um dos primeiros filmes a mostrar como os habitantes da cidade estavam diferentes no início do século XXI, e nesse filme a câmara namorava os imigrantes de leste com mais veemência.

Nikolai Nekh, que o P2 convidou para vir ao cinema e comentar o filme, vem à porta da Culturgest fumar um cigarro.

Nikolai ficou um pouco desiludido com América. Conta a história que já foi contada. Mostra as pessoas que já foram mostradas: em outros filmes, na televisão. Os ucranianos são doutores. Bebem vodka, mas não fazem muito barulho. No entanto, repara Nikolai, o imigrante angolano faz barulho, aliás, faz mesmo confusão, aliás, dá pancada no protagonista português, um bandido pouco profissional que lhe prometeu um passaporte e não cumpriu. "São clichés", diz.

E agora repete-o numa mesa no Bar Clube Ferroviário, enquanto João Nuno Pinto fica a meio de uma sandes.

- Achas que os russos do filme são clichés? - pergunta o realizador.

- Acho - responde Nikolai.

É a festa de estreia do filme. Está molhado o Terraço do Clube Ferroviário e ainda assim está cheio. No rés-do-chão há música para dançar. João Nuno Pinto é um dos sócios do bar em Santa Apolónia. O P2 sentou-se com ele e com aquele rapazinho com ar de quem não faz mal a uma mosca, vestido de blusão azul-anjo, discreto, para assistir a um breve braço-de-ferro. João Nuno Pinto gosta de uma boa luta.

- Os russos são mais organizados, mais sérios - explica. - Até os mafiosos russos são mais eficientes do que os mafiosos portugueses.

- O meu padrasto é português, foi para a Rússia e lá era ele que organizava os russos.

- Todos os imigrantes ficam mais motivados, tornam-se mais dedicados, focados.

João Nuno ainda pergunta se Nikolai viu Stromboli, de Rossellini. Não viu. América também é uma história de uma mulher deslocada e o Mar da Palha é a paisagem que ela procura para se lembrar da Rússia e de quem é.

Para Nikolai, a imagem da russa Liza, uma e outra vez, com o mar em fundo, é a imagem da nostalgia - que é parecida com a nossa "saudade".

João Nuno acaba a sanduíche e vai festejar com a equipa. Um copo mais tarde voltamos a encontrá-lo. Despede-se de Nikolai: "Gostei da tua sinceridade, miúdo."

Já no carro, depois da festa acabar, Nikolai volta a falar da nostalgia. A nova Rússia é nova-rica e não é tão poética. Não é séria, bem-comportada, estóica. Mas os portugueses continuam a imaginar uma Rússia heróica. A Rússia é a outra periferia, na outra ponta da Europa. E imaginamos que os russos são cismáticos como nós, de olhar perdido.

O imaginário da Sibéria é tão forte que até para Nikolai é difícil distinguir entre realidade e imaginação.

Deixou a Sibéria com 13 anos, em 1998. Tem agora 25. Diz que não é nostálgico. O seu português já não tem vestígios da língua russa. Como artista, quer continuar a trabalhar na Europa ocidental. Nikolai aprendeu a "negociar", a ditar os termos. Ele também pode, do seu lado, jogar com as percepções do que é um russo e o que é um português. E também pode escolher não jogar. Depois, a caminho de casa, às três da manhã - e todos somos mais sinceros a essa hora -, disse que se lembrava de uma vez nevar em Vila Franca de Xira, onde passou a adolescência e viveu até ter ido estudar para Lisboa, para Belas-Artes, e a frase - "Uma vez nevou em Vila Franca de Xira" - saiu-lhe nostálgica. Ou talvez uma portuguesa não consiga deixar de achar que um russo deve amar a neve, desejá-la, sentir falta.

Para um rapaz que cresceu na Sibéria nevar em Vila Franca de Xira deve ter sido familiar e ao mesmo tempo deve ter sido estranho.

Manhã de 7 de Maio

Instituto Alemão

Nikolai põe-se à sombra de uma árvore do jardim do Instituto Alemão. Pediu para ser fotografado em frente do café, uma casinha de madeira pintada como se fosse as Caraíbas, com cores fortes- uma intervenção da escola Maumaus, de que Nikolai fez parte no Verão passado.

Também podia ser em Raduzhnyy, a cidade onde Nikolai cresceu, na Sibéria. Raduzhnyy quer dizer "arco-íris". É uma cidade petrolífera e as autoridades usaram o que Nikolai descreve como uma "metáfora óbvia". A cidade tinha todas as cores do arco-íris. As cores dividiam os bairros da cidade. Os habitantes vinham de várias partes da Rússia, e não se entendiam todos, como se a Rússia fosse um continente, e cada província, um país estrangeiro.

Raduzhnyy era o título do trabalho de Nikolai Nekh que foi premiado com o prémio BES Revelação em 2008 e exposto no Museu de Serralves. Fez uma série de postais de Raduzhnyy, porque já não conseguia lembrar-se bem da sua cidade. Uma carta acompanhava: "Olá, pai! Como disseste que a minha cidade não tinha postais, decidi fazê-los. Misturei as minhas memórias com a cidade de Lisboa e procurei lugares familiares que me causam estranheza."

Dentro do Instituto Alemão, Nikolai mostra as marcas que fez nas paredes o Verão passado: desenhou um pau e escreveu "stock": a palavra é de origem alemã e quer dizer "pau", e é um comentário discreto, mas mordaz do tempo em que vivemos.

As palavras importam. Quando chegou a Portugal, só sabia dizer uma coisa em português: "Rei do gado". Em Portugal, nem reis, nem gado, nem escravos, mas as pessoas conheciam a Escrava Isaura, que tinha visto na televisão russa.

Na biblioteca onde Nikolai tem o seu atelier - porque não tem dinheiro para alugar um atelier e a biblioteca do Goethe é muito perto de casa, confortável e com Internet -, abre o computador e o YouTube. Basta escrever o nome do cantor russo Murat Nasyrov, para encontrar o vídeo. Play, e um careca pálido, imitando a personagem da família Adams, uiva à lua. Duas sul-americanas dançam rumba. A mãe Adams também por lá anda. E um homem de cabelo comprido e óculos começa a cantar: "Malchik hochet v Tambov." "Um miúdo quer ir a Tambov", canta Nasyrov, ao som de Bate, bate o tambor. O músico russo morreu quando se atirou de uma janela depois de tomar LSD, informa Nikolai.

O vídeo faz parte das suas pesquisas. Ele pesquisa sempre sobre imagens que outros fizeram de outras imagens. Nos arquivos de família, por onde começou a trabalhar, julgava que se encontraria a ele próprio. E se isso foi verdade para o primeiro trabalho, o que vimos em Serralves, deixou de ter a certeza que olhava para os arquivos de família e explorava a sua própria história pelas razões certas.

"Comecei a questionar-me: por que é que é preciso olhar para esse passado? Comecei a dar conta que estava a cair numa armadilha - de pensar sobre a relação Rússia-Portugal - e de criar uma imagem como artista, que depois tinha que sustentar", diz. "Eu estou aqui, agora. E quero fazer a melhor arte possível."

Do outro lado da biblioteca há televisores com DVD onde mostra o vídeo mais recente em que está a trabalhar. Uma câmara foca um pontinho no mar. Estamos dentro de um helicóptero. O mar de novo, o pontinho às vezes parecendo uma ilusão de óptica. Depois, subitamente, corte para um imagem de um bloco de gelo, grande como uma montanha, imóvel sobre o mar. E depois, novamente, o pontinho flutuante.

Um icebergue parece imóvel, mas não está. E Nikolai partiu para esta ideia de monumentos flutuantes - que não se fixam, porque não podemos fixar a memória.

Sugerir correcção