A.M. Pires de Cabral vence Grande Prémio de Conto da APE

Foto
A.M. Pires Cabral venceu o prémio no valor de 7500 euros Paulo Pimenta

O escritor A.M. Pires de Cabral venceu o Grande Prémio de Conto com a obra "O Porco de Erimanto"

O escritor A.M. Pires de Cabral venceu o Grande Prémio de Conto "Camilo Castelo Branco", atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra "O Porco de Erimanto", anunciou esta terça-feira a organização.

O júri constituído por Afonso Cruz, José António Gomes e Serafina Martins, com a coordenação de Fernando Miguel Bernardes destacou a "arquitectura dos enredos, a capacidade de jogar com a perspectiva do narrador, a diversidade dos registos linguísticos (do erudito ao mais coloquial e até ao escatológico) e o trabalho de apuro estilístico do texto" de A.M. Pires Cabral.

"A exploração do absurdo e o sentido de humor constituem dois outros traços marcantes de uma colectânea que se distingue pela sua unidade e equilíbrio internos e pela cultura literária evidenciada pelo Autor", escreveu o júri em comunicado.

O Prémio, no valor de 7500 euros, é entregue anualmente pela Associação Portuguesa de Escritores e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo já distinguido escritores como Mário de Carvalho, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz.

A data da cerimónia de entrega do prémio ainda não foi divulgada.

António Manuel Pires de Cabral, mais conhecido como A.M. Pires de Cabral. nasceu em 1941 em Chacim, Macedo de Cavaleiros. É licenciado em Filologia Germânica, e em 1983 venceu o Prémio Círculo de Leitores com o romance "Sancirilo".

Em 2006 foi distinguido com o Prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus.

Publicou poesia, teatro, romance, conto, ensaio e crítica, destacando-se as obras "Algures a Nordeste" (1974), "Solo Arável" (1976), "Sancirilo" (1983), "Desta Água Beberei" (1999), "Memórias de Caça" (1987) e "O Homem que Vendeu a Cabeça" (1987).

Sugerir correcção
Comentar