Veículos poluentes fora da Baixa de Lisboa em Julho

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Lisboa quer reduzir poluição Foto: Pedro Cunha

Os veículos sem catalisador vão deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa a partir de 4 de Julho. O vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, acredita que esta restrição, que quer ver alargada a toda a cidade no início de 2012, vai permitir reduzir as emissões poluentes em cerca de 50 por cento na zona.

Segundo o vereador Nunes da Silva, daqui a mês e meio os veículos anteriores a Julho de 1992 (com excepção daqueles cujos proprietários tenham entretanto instalado um catalisador, que filtra os gases tóxicos) não poderão deslocar-se entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Excepto aos dias úteis entre as 20h00 e as 8h00 e aos fins-de-semana.

De fora dessa restrição ficam transportes públicos, veículos de emergência, carros históricos certificados, bem como veículos de pessoas com mobilidade reduzida e de moradores na zona em causa. Em relação aos primeiros, Nunes da Silva explica que "a Carris não tem qualquer problema", porque os seus autocarros cumprem as exigências ambientais.

Quanto aos táxis, o vereador da Mobilidade admite que "cerca de 20 por cento" dos que circulam em Lisboa não obedecem aos critérios para entrar naquela que será a primeira zona de emissões reduzidas (ZER) da capital. Ainda assim, Nunes da Silva explica que esses veículos só deixarão de poder circular no fim deste ano, para os profissionais do sector terem tempo de renovar a sua frota.

Com base nas últimas informações disponíveis, datadas de 2008, o vereador estima que os veículos sem catalisador representem "menos de 20 por cento" daqueles que circulam entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Mas isso não impede, frisa, que sejam "responsáveis por praticamente 50 por cento das emissões poluentes" naquela que é a área de Lisboa com pior qualidade do ar.

No início de 2012 a intenção é que os condicionamentos se alarguem a toda a cidade, à excepção de alguns eixos de atravessamento como a Segunda Circular e de vias como as avenidas de Brasília e do Infante D. Henrique. Os moradores poderão circular sem restrições, mesmo que os seus veículos sejam anteriores a Julho de 1992.

Nunes da Silva diz que o cumprimento será verificado "por fiscalização policial, com base na matrícula". No futuro, a ideia é que quando os veículos forem à inspecção automóvel lhes seja atribuído um selo verde, amarelo ou vermelho, consoante o desempenho ambiental, sendo os últimos proibidos de entrar nas ZER.

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