Galp e Cepsa aumentaram o preço da gasolina em dois cêntimos

Foto
Gasolina volta a subir em algumas companhias Fernando Veludo/NFactos

A Galp e a Cepsa aumentaram hoje os preços da gasolina em cerca de dois cêntimos e reduziram, em cerca de um cêntimo, o preço do gasóleo.

As restantes companhias a operar no mercado nacional ainda não fizeram qualquer actualização, mas podem fazê-lo durante o dia.

Os preços da gasolina renovam assim novos máximos históricos. Tendo em conta a actualização das duas companhias, o preço da gasolina já subiu cerca de 16 cêntimos desde o início do ano, tal como o gasóleo .

A actualização de hoje era esperada, tendo por base a cotação média da gasolina na semana passada. Segundo dados da Bloomberg, a cotação da gasolina aumentou 3,12 por cento. Em sentido contrário esteve o preço do gasóleo, cuja cotação desceu 1,09 por cento, pelo que a descida deste combustível era aguardada.

Tendo em conta um posto da Galp, na Av. Eng. Duarte Pacheco, em Lisboa, a Gasolina 95 custa hoje 1, 655 euros e o gasóleo 1,435 euros.

No posto da Cepsa, na mesma localização, a gasolina 95 custa 1,623 euros e o gasóleo 1,418 euros.

O anúncio de aumento da gasolina coincide com uma queda de mais de um por cento na cotação dos preços do petróleo, gerada pela notícia da morte de Osama Bin Laden, cujos ataques terroristas colocavam alguma pressão nos fornecimentos do mercado, especialmente na região do Médio Oriente.

Sugerir correcção
Comentar