Torne-se perito

Os Estados Gerais? Já não são o que eram...

Em 1995, os Estados Gerais para uma Nova Maioria ajudaram o PS e António Guterres a chegar ao Governo na ressaca do "cavaquismo" - uma década que Cavaco Silva marcou com a sua autoridade política. Foi a abertura à sociedade. Os Estados Gerais foram também onde o PS foi buscar ministros, secretários de Estado. Massa crítica, no fundo. Massa crítica e compagnons de route que se foram perdendo com o desgaste e exaustão do poder guterrista...

Desde então, todos os partidos têm repetido a fórmula, com mais ou menos diferenças. O PS e José Sócrates também. São as Novas Fronteiras.

Ora, o PSD também tem os seus Estados Gerais. Chama-se Mais Sociedade. É um fórum, um movimento liderado pelo gestor António Carrapatoso, que, no tempo que resta da crise política e a antecipação das eleições de Junho, recolheu ideias e sugestões da tal sociedade civil.

Acasos do destino, a sessão final do Mais Sociedade é no mesmo local, a ex-FIL, em Lisboa, onde o PS de Sócrates realizou a última sessão das Novas Fronteiras. As salas são as mesmas. Mudam as pessoas. Ainda que, no PS, se vissem já muitas das caras de independentes (alguns convertidos em militantes) que têm acompanhado os socialistas na travessia pelo poder. Num fim-de-semana, foram muito notadas, nas salas e nos corredores da ex-FIL, grupos de militantes do PS em ambiente excursionista e domingueiro...

No PSD, o ambiente não é esse - não há muita participação de cidadãos. Só para se perceber, a primeira sessão na sala 2, sobre gestão de recursos e reordenação do território, tinha, à hora prevista para o seu começo, quatro pessoas na sala - além dos oradores.

No PSD, a fórmula foi mais centrada, mais elitista, diríamos. O ambiente é de cátedra, de professores universitários, estudiosos. Afinal, a governação é um assunto sério. As propostas são inovadoras, radicais. Tão radicais que o PSD - o partido que pediu as ditas propostas - não deverá sequer adoptar algumas delas. Amanhã, sábado, se verá se a "Sociedade" aderirá "Mais" a este fórum em tons laranja. Com uma certeza: este é um modelo esgotado.

Sugerir correcção