Portugal consegue duas pratas nos Europeus de judo

Foto
Telma Monteiro passou a ser vice-campeã da Europa Michael Kooren/Reuters (arquivo)

Telma Monteiro e Joana Ramos conquistaram para Portugal as primeiras medalhas no Campeonato da Europa de judo. As duas judocas portuguesas só perderam nos seus derradeiros combates e ficaram com a prata.

Numa competição que decorre em Istambul, Turquia, Telma Monteiro perdeu para a austríaca Sabrina Filzmoser a final da categoria de -57kg, enquanto Joana Ramos foi derrotada na categoria de -52kg pela francesa Penélope Bonna.

No caso da judoca do Benfica, o combate foi equilibrado, não se registando qualquer pontuação durante os cinco minutos de duração do duelo. Mas no “ponto de ouro” o triunfo acabaria por sorrir a Filzmoser com uma penalização à judoca portuguesa, que se havia sagrado campeã europeia há dois anos em Tbilissi.

O segundo lugar dá a Telma Monteiro a sétima medalha em outros tantos Europeus desde 2004, primeiro na categoria de -52 kg e agora em -57 kg. No cômputo geral em provas continentais, a judoca conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Já Joana Ramos resistiu pouco mais do que um minuto, com Bonna a dominar completamente a judoca do Sporting. Ramos chegou à final depois de vencer a poule D, onde afastou a turca Kubra Cengiz, a polaca Marta Kuban e a belga Ilse Heylen.

A judoca de 29 anos qualificou-se depois para a final ao derrotar a britânica Sophie Cox.

No seu currículo, Joana Ramos tem, entre outros títulos, a medalha de ouro no Grande Prémio de Abu Dabhi, a 22 de Novembro de 2010, e da Taça do Mundo de Lisboa, em 2009.

Notícia em actualização
Sugerir correcção
Comentar