Russos e norte-americanos são os que mais despesas fazem

Portugueses são dos turistas mais gastadores quando estão no estrangeiro

Portugueses gastam, em média, 116 euros por noite lá fora
Foto
Portugueses gastam, em média, 116 euros por noite lá fora Foto: DR

Os visitantes nacionais ocupam o quarto lugar no ranking das despesas realizadas com alojamento no exterior. Mas são dos que menos gastam quando fazem férias em Portugal.

Quando viajam para o estrangeiro, os portugueses pagam, em média, 116 euros por noite nos hotéis, sendo apenas ultrapassados pela Rússia e Estados Unidos, ambos em primeiro lugar com um gasto médio de 121 euros), e pelo Japão (117 euros), revela o estudo Hotel Price Index do portal de turismo Hotéis.com.

Os menos despesistas são os sul-africanos, que gastam, em média, 66 euros em alojamento quando estão de férias fora do país. Os espanhóis estão em 15º lugar (105 euros) e a Irlanda, que, tal como Portugal, se viu obrigada a pedir ajuda financeira externa, fica na 11ª posição (110 euros).

O cenário muda quando os turistas nacionais optam por fazer férias em Portugal, descendo para o 15º lugar em termos de gasto médio, ao pagarem 86 euros por noite.

Quando estão dentro do próprio país, os mais despesistas são os noruegueses (136 euros). E o povo mais contido nos gastos em hotéis é o indiano (69 euros).

O Hotel Price Index é um inquérito periódico aos preços de hotéis nos principais destinos do mundo. É elaborado com base nas reservas feitas no portal Hotéis.com e reflecte os preços reais pagos pelos consumidores em 2010.