No Check Point Lx o rastreio do VIH é feito entre pares

Teste rápido VIH. Anónimo, confidencial, gratuito. É o que oferece o Check Point Lx, o primeiro centro em todo o país de detecção rápida do VIH para homens que têm sexo com homens (HSH), que abre hoje oficialmente, 13 anos depois da criação da rede dos primeiros centros de detecção anónima do vírus.

A grande particularidade deste projecto do Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH-SIDA (GAT), para além de se destinar a um grupo com uma orientação sexual específica, é que o atendimento e os testes são feitos por pares - os cinco técnicos que fazem os testes e o recepcionista também são HSH.

Algo que já "há vários anos" se faz noutros países, diz a coordenadora científica do projecto, Maria José Campos. "Há um sítio que visitámos e que serviu de inspiração, que é o de Barcelona [BCN Checkpoint]", conta João Brito, coordenador do projecto e técnico.

Mas a proximidade também é dada pela localização: na Travessa do Monte do Carmo, Príncipe Real, este centro está num bairro de tradição gay da noite lisboeta e cumpre com isso o objectivo de deslocar o serviço dos Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH- SIDA (CAT), onde o atendimento é indiferenciado, para junto da comunidade. E o espaço - com um aspecto que se distancia do de qualquer centro de saúde ou hospital - "tem a feliz coincidência de ter sido usado pelo Zé Carlos, costureiro", refere Maria José.

O atendimento é diferente daquele que se faz nos CAT, apesar de o teste ser o mesmo: no Check Point o técnico que faz o teste é o mesmo que faz o aconselhamento. "A pessoa não tem de partilhar a informação com duas pessoas", frisa João Brito.

Para além disso, se o resultado do teste for reactivo, o próprio técnico pode marcar uma consulta à pessoa no Hospital dos Capuchos, que trabalha em conjunto com o Check Point, e até acompanhá-la na primeira consulta. Em 11 dias de funcionamento - tem estado de portas abertas desde o início do mês - já se fizeram 27 testes. Sem qualquer divulgação do projecto. É a prova de que a localização importa.

"O objectivo principal aqui é o diagnóstico precoce. Ora para se conseguir um diagnóstico precoce tem de se estar perto da comunidade", diz Maria José. "

Sugerir correcção